Darcy Ribeiro/UEMA realiza treinamento em laboratórios de ensino com professores de Ciências

Por em 18 de novembro de 2016

treinamento2O Programa Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual do Maranhão, realizou nos dias 17 e 18 de novembro, um treinamento para professores de Biologia, Física, Química e Matemática do Centro de Ensino Médio Paulo VI.

A capacitação faz parte do projeto de transformação do Centro de Ensino Médio em escola de aplicação da UEMA a partir de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a UEMA, de gestão compartilhada da escola. Em setembro a UEMA doou para o centro de ensino um kit multifuncional de laboratório da área de Ciências.

O treinamento foi ministrado pela Coordenadora Científica do Darcy Ribeiro, professora Klenya Rocha Braga e pela assistente de laboratório da coordenação científica, Wilma Carvalho.

No primeiro dia da capacitação foram expostos os equipamentos que compõem os kits do laboratório, além de uma abordagem teórica sobre as normas de segurança, manutenção e limpeza dos materiais e apresentação de um roteiro de aula prática. Já no segundo dia do treinamento, que foi voltado para os professores de Biologia e Química, foram realizados alguns experimentos que podem ser feitos com os equipamentos.

treinamento1Segundo a professora Klenya Rocha, realizar treinamentos como esse são de extrema importância incentivar o uso dos laboratórios pelos professores. “Além da doação dos kits, entendemos que é importante a realização de treinamento para estimular os professores a utilizarem o laboratório com seus alunos, colocando em prática o que está sendo ensinado em sala, construindo assim um conhecimento sólido das ciências, além de incentivar o interesse pela área”, afirmou a coordenadora.

O treinamento para os professores de Física e Matemática será realizado no dia 25 de novembro e será ministrado pelo Supervisor de Física do Darcy Ribeiro, professor José de Ribamar Pestana Filho.

Por: Polyanna Bittencourt