Discentes da Uema participam do Enade 2016

Por em 20 de novembro de 2016

IMG_1271Mais de 500 estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que aconteceu neste domingo (20), em todo o Brasil. O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

Neste ano, foram convocados os alunos dos cursos de Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Tecnólogo em Agronegócio e Tecnólogo em Gestão Ambiental dos campus de São Luís, Bacabal, Balsas, Colinas, Caxias, Grajaú, Itapecuru Mirim, Imperatriz e Santa Inês para realizar a prova.

Na ocasião, a equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prog) e diretores de curso prestaram assistência aos estudantes, recepcionando-os com a entrega de kits, no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão.

“Ao longo da nossa gestão, temos trabalhado junto à Divisão de Acompanhamento e Avaliação do Ensino-Aprendizagem, que é ligada à Prog, no sentido de desmistificar a resistência que se tem às avaliações. E pelo Enade IMG_1265ser um componente curricular obrigatório, temos destacado cada vez mais a importância dele para a nota que o curso terá. Por isso, temos feito um trabalho de conscientização da importância desse Exame, junto aos alunos, e temos conseguido essa adesão”, destacou a pró-reitora de Graduação, Andréa Araújo.

O coordenador de Avaliação da UEMA, Francisco Nóbrega dos Santos, participou da recepção aos estudantes e frisou a importância da participação dos discentes no Exame.

“Esse estímulo começou com os diretores de curso, que têm mostrado a importância da realização dessa prova, e hoje estamos aqui apoiando os estudantes. Por isso sempre digo que o Enade não representa a nota do aluno, mas a nota da instituição, e a instituição somos todos nós”.

Enade

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Costa