IV Jornada de Ciências Sociais debate “Temeridades em Questão”

Por em 25 de novembro de 2016

IMG_1294A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu início à IV Jornada de Ciências Sociais, na manhã dessa quinta-feira (24), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Uma apresentação cultural de dança, realizada pela estudante Débora Caroline abriu as atividades do evento, que aborda a temática “Temeridades em Questão”, que faz alusão ao contexto sócio-político vivido no país atualmente, como explica a coordenadora da Jornada, Rosirene Lima.

“A Jornada de Ciências Sociais busca provocar a reflexão sobre as temeridades em curso, que ameaçam aniquilar as mínimas garantias de direitos, como a educação pública, saúde, trabalho, previdência social, gêneros, etnias e as liberdades, inclusive a própria democracia”, destacou.

Participaram da solenidade de abertura, a pró-reitora de Graduação, Andréa Araújo, aIMG_1278 diretora do CCSA, Helciane Araújo, o chefe do Departamento de Ciências Sociais, Domingos Cantanhede, o diretor do Curso de Ciências Sociais, José Antônio Ribeiro, a estudante Cristina Costa, representando os discentes do curso, e o representante das comunidades tradicionais, João da Cruz.

Democracia em debate

Ainda durante a abertura, a pró-reitora de Graduação falou sobre como a Universidade tem se articulado frente a atual conjuntura política nacional:

“Estamos todos vivenciando esse turbilhão de mudanças nas políticas da educação brasileira. A Universidade não está silenciosa nessas interlocuções. Estamos atentos, fazendo o que nos cabe, no sentido de levar proposições para que possamos formalizar em outros fóruns a nossa posição institucional”, apontou.

IMG_1296O chefe do Departamento de Ciências Sociais, Domingos Cantanhede, destacou também os 10 anos de existência do Curso de Ciências Sociais da Uema.

“A Jornada também busca discutir questões referentes às Ciências Sociais. Temos a preocupação em ter a articulação ensino, pesquisa e extensão na formação dos nossos profissionais ao longo desses 10 anos de Curso”, pontuou.

A programação da Jornada se estende até esta sexta-feira (25), com debates, mesas de discussão, minicursos, mostras e entrevistas provocativas.

Confira a Programação:

Confira a Programação!