Observatório Astronômico da Física realizará acompanhamento de mudanças de fase da lua aberto à comunidade


Por em 25 de novembro de 2016



Slide2No período de 6 a 12 de dezembro, o Observatório Astronômico da Física da Universidade Estadual do Maranhão (OBAFIS/UEMA) vai realizar o acompanhamento das mudanças de fases da lua (crescente e quarto crescente) em frente ao Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Campus Paulo VI.

A observação compreende apenas uma parte das atividades em que o Projeto “OBAFIS: Despertando o interesse de futuros astrônomos”, que tem como objetivo a divulgação científica para acadêmicos da UEMA e da comunidade.

Além de observações de corpos celestes, o projeto desenvolve preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) para alunos do CEM Paulo VI, aulas de inglês para todos os participantes do projeto, introdução à linguagem de programação em Python e diversas atividades que visam a propagação dos saberes da astronomia na cidade de São Luís.

O OBAFIS está sob a coordenação dos seguintes professores do Departamento de Física – CCT/UEMA: Edvan Moreira, Fernando Moucherek, Márcio Tavares e Welberth Ferreira e do aluno bolsista Ramon de Sá (Graduando do Curso de Física Licenciatura – CECEN/UEMA). O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

Observação da Superlua

Uma das atividades já desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Física Licenciatura foi a observação da Superlua, realizada no dia 14 de novembro, ocasião na qual explicaram o porquê dessa observação ser tão especial e rara.

Estudantes do curso de Física Licenciatura da UEMA estiveram durante a noite do referido dia com telescópios para que acadêmicos de outros cursos e comunidade em geral pudessem ver, sob uma nova perspectiva, toda a beleza do maior evento lunar do século.

Slide1

 



Últimas Postagens - Array / noticias-uema