PAES 2017: primeiro dia de provas foi realizado com tranquilidade

Por em 20 de novembro de 2016

IMG_9890A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou neste domingo (20), o primeiro dia do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2017) em 21 municípios do Maranhão. Mais de 54.700 pessoas se inscreveram nesta edição do Vestibular. Na capital, o PAES está sendo realizado em 57 escolas.

De acordo com a presidente da Comissão do PAES 2017, Márcia Cristina Gomes, o primeiro dia do vestibular da UEMA ocorreu com tranquilidade. “Em um certame dessa natureza são previstas diversas situações, porém, a Universidade está preparada para contornar circunstâncias adversas. Portanto, o primeiro dia de provas do PAES 2017 transcorreu com segurança, aspecto fundamental para nós e para os candidatos”, frisou.

A candidata Marina Sales, que está concorrendo pela primeira vez a uma vagaIMG_9901 no Curso de Ciências Biológicas, frisou que estes dois dias serão de muita concentração. “A minha expectativa é a melhor possível, pois estudei bastante para realizar um bom vestibular. Durante o período de preparação, me empenhei para estudar todo o conteúdo e com isso, fazer uma boa prova. Estou otimista e tenho certeza que terei um resultado positivo para assim, alcançar meu objetivo, que é estudar na UEMA, me formar e conseguir um bom emprego”, disse.

Faltosos do 1º Dia de Prova

Neste primeiro dia, 23,68% dos candidatos faltaram às provas, totalizando 12.964 pessoas em todo o Maranhão. Dessas, 5.614 foram em São Luís e 7.350 nas demais cidades do Maranhão.

Provas

No primeiro dia do PAES (domingo), a prova foi constituída de sessenta questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Nesta segunda (21), a prova terá doze questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, eprova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Os portões serão abertos novamente às 12h e fecharão, pontualmente, 13h. Para fazer a prova, o candidato deve, obrigatoriamente, apresentar documento de identificação original com foto e usar apenas caneta de material transparente azul ou preta. Estas regras estão prevista no Edital do PAES. A duração das provas nos dois dias é de 5 horas.

O Processo Seletivo está sendo realizado nos seguintes campi: São Luís , Pedreiras, São João dos Patos, Caxias, Timon, Barra do Corda,Imperatriz,  Grajaú, Codó, Bacabal, Lago da Pedra, Coelho Neto,Balsas, Zé Doca, Pinheiro, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, Açailândia, Colinas  e Coroatá.

Gabarito

O gabarito da prova do 1º dia do PAES 2017 será disponibilizado no endereço eletrônico: www.paes.uema.br até 48 (quarenta e oito) horas após o encerramento da prova.

Resultado

O resultado do PAES 2017 está previsto para ser divulgado na primeira quinzena de fevereiro de 2017.