PAES 2017: Começam hoje as provas do vestibular da UEMA

Por em 20 de novembro de 2016

vestibular-uema-paes-2017

As provas terão início ás 13h (horário local) e serão finalizadas às 18h

A Universidade Estadual do Maranhão realizará neste domingo (20) e segunda (21), o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2017) em 21 municípios do Maranhão. Mais de 54.700 pessoas se inscreveram nesta edição do Vestibular. Na capital, o PAES será realizado em 57 escolas. Confirme aqui seu local de prova

As provas terão início ás 13h (horário local) e serão finalizadas às 18h, em ambos os dias de realização do PAES. O candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de sessenta minutos. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

A UEMA ofertará 4.220 vagas para o ano de 2017, distribuídas em todos os campi. Quatro novos cursos serão oferecidos a partir dessa edição do PAES: Filosofia, Campus São Luís, com 45 vagas; Educação Física, Campus São João dos Patos, com 40 vagas; Ciências Contábeis, em Codó, com 40 vagas e; Ciências Naturais no Campus Caxias, também com 40 vagas.

O curso mais concorrido do PAES 2017 é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. São 600,25 candidatas concorrendo a uma vaga.

O segundo curso mais disputado é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria masculina, com 251,06 candidatos por vaga; seguido do curso de Medicina, com 244,62 candidatos por vaga.  Em quarto lugar, está o curso de CFO Bombeiro Militar do Maranhão, com 174,31 candidatos disputando uma vaga.

Provas

No primeiro dia do PAES (domingo), a prova será constituída de sessenta questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Já no segundo dia, a prova terá doze questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, eprova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

De acordo com o edital do PAES 2017, o candidato não poderá, sob pena de sua eliminação no vestibular, portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; não poderá utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; não poderá  ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas; antes de entrar na sala, o candidato deverá, obrigatoriamente, desmontar, retirar a bateria ou desligar o aparelho celular e colocar dentro de envelope fornecido pelo fiscal, colocando-o posteriormente embaixo da carteira ; não será permitido, em hipótese alguma, sob pena de eliminação, o manuseio de qualquer dispositivo eletrônico no local de prova; entre outros. Veja aqui o edital completo

O Processo Seletivo será realizado nos seguintes campi: São Luís , Pedreiras, São João dos Patos, Caxias, Timon, Barra do Corda,Imperatriz,  Grajaú, Codó, Bacabal, Lago da Pedra, Coelho Neto,Balsas, Zé Doca, Pinheiro, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, Açailândia, Colinas  e Coroatá. O candidato fará sua opção de realização das provas em um dos campi mencionados.

Gabarito

O gabarito da prova do 1º dia do PAES 2017 será disponibilizado no endereço eletrônico:

www.paes.uema.br até 48 (quarenta e oito) horas após o encerramento da prova.

Resultado

O resultado do PAES 2017 está previsto para ser divulgado na primeira quinzena de fevereiro de 2017.

Por: Walline Alves