Reitor reúne com prefeita eleita de Colinas no Campus Paulo VI

Por em 3 de novembro de 2016

DSC_0030Na tarde da última terça-feira (1), o reitor Gustavo Pereira da Costa recebeu, na sala de reunião da reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI, a prefeita eleita do município de Colinas, Valmira Miranda, que estava acompanhada dos representantes do vice-governador, Luzia Waquim (adjunta executiva), Luzinete Pereira (assessora especial), e Nilo Sérgio (assessor especial). Também participaram da reunião o vice-reitor Walter Canales, a prefeita do Campus Paulo VI, Fabíola Aguiar, o chefe de gabinete da Reitoria, César Choairy.

A reunião teve como objetivo discutir a cessão de posse do Centro Integrado de Educação de Colinas (CINEC), que hoje pertence ao município de Colinas, para a UEMA, por um prazo inicial de 20 anos. Conforme o diálogo entre os gestores, o CINEC possui estrutura adequada para o funcionamento dos cursos da universidade e com espaço disponível, que pode ser, inclusive, ampliado e com possibilidade da criação de novos cursos, segundo o estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

De acordo com o reitor, a prefeita veio tratar sobre o prédio do CINEC, atualmente ocupado pela UEMA, e também sobre o prédio da escola Martinha Menezes, que o Governo do Estado havia cedido para a universidade. “Na verdade, o que aconteceu é que abrimos mão da escola Martinha Menezes para onde nós iríamos e vamos permanecer no CINEC, que tem uma excelente estrutura, e é um prédio histórico para o município de Colinas”, relatou.

IMG_8966Na sua fala, a prefeita esclareceu que o município tomará posse da escola estadual Martinha Menezes, que já estava cedida para a UEMA pelo estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, mas ficará à disposição do município, onde será instalado um Centro de Educação Integral para o Ensino Fundamental. “Eu tenho certeza que teremos grandes melhorias, porque em Colinas não existe ainda esse Centro”, disse a prefeita. Ela explica, ainda, que a iniciativa vai trazer bons frutos e excelentes rendimentos para o município, bem como para as localidades circunvizinhas.

O Campus da UEMA em Colinas foi criado em 2005, mas começou a funcionar em 2007. Possui 160 alunos, nos cursos regulares de Letras e Enfermagem, mais 76 alunos no Programa Darcy Ribeiro, 72 no Ensino a Distância e 52 no Curso Técnico em Controle Ambiental, bem como 40 no Curso de Especialização Psicologia da Educação. E já colocou no mercado de trabalho 145 profissionais graduados.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho