Tech Nordeste realiza primeira edição em São Luís com participação da UEMA

Por em 17 de novembro de 2016

IMG_9652A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está presente no Tech Nordeste 2016: inovação e negócios sustentáveis, que teve início ontem (16), à noite, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana – Cohafuma, com a presença de secretários de estado, empresários, pesquisadores e representantes de instituições de ensino superiores do Maranhão.

O Tech Nordeste objetiva, entre outras coisas, estimular a cooperação técnico-financeira de organismos governamentais e não-governamentais, nacionais e internacionais, e de investidores privados interessados em empreendimentos rentáveis, como forma de operacionalizar as soluções tecnológicas apresentadas, quer sob a forma de projetos, ou de produtos.

Durante o evento, que acontece entre os dias 16 e 18 deste mês, serão abordados os seguintes eixos-temáticos: Mobilidade no Estado do Maranhão, Recursos Hídricos, Energia Limpa, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e Resíduos. E, ainda, a mostra de 17 trabalhos de propriedade industrial; painéis sobre mobilidade no MA; conferência sobre tecnologias; e oficina gratuita de marketing digital para São Luís.

Segundo a coordenação dos trabalhos, durante os três dias, o Tech Nordeste apresentará ao público um espaço IMG_9650referencial para a geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região nordeste, discutindo temas ligados à ciência, tecnologia e inovação, proporcionando o desenvolvimento, além de políticas públicas e projetos com conteúdos qualitativos de soluções aplicáveis ao dia a dia da sociedade nordestina.

Para o vice-reitor Walter Canales, que representou a UEMA na abertura do evento, este fórum de debates à busca de novas tecnologias, tem uma grande importância para a comunidade acadêmica porque traz oportunidades aos alunos e professores que residem em São Luís e no Estado do Maranhão. “Este evento é muito significativo porque mostra o que os alunos estão fazendo, quais as novidades existentes na tecnologia maranhense e de outros estados, e, com isso, melhorar nosso nível de informação sobre os benefícios que as novas tecnologias trazem para a sociedade”, disse Walter.

Conforme esclareceu o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o Tech Nordeste visa oferecer ferramentas aos empresários para que estejam nivelados com o mercado. E, também, às universidades, que estão trazendo os estudantes para despertar o seu interesse para o mercado de trabalho. “Nossa intenção é apresentar aos estudantes a necessidade de atualização, e aos empresários, para que possam avaliar o que estão fazendo e tenham interesse em inovar e buscar mais tecnologias para suas empresas”, declara o Edilson.

IMG_9628Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, acredita que o evento gere um ciclo positivo de prosperidade e de reconhecimento da importância da inovação para o projeto de desenvolvimento do Maranhão. “Nós acreditamos que a partir da realização deste fórum, a temática, ciência, tecnologia e inovação aplicada aos negócios sustentáveis incorpore aos programas e políticas públicas que estão em andamento em nosso estado”, apontou.

A UEMA conta, ainda, com um estande no local, onde o público pode estar tomando conhecimento de vários projetos de pesquisa realizados por estudantes e professores da instituição.

Além disso, professores da UEMA estão realizando diversas palestras no Tech Nordeste. São Eles: Rogério Moreira Lima (Perspectivas para rede 4g no Estado do Maranhão); Mauro Pinto (Panorama geral da energia eólica no Brasil e no mundo); Zafira da Silva Almeida (Gestão de Resíduos Sólidos: a experiência da Universidade Estadual do Maranhão); José Amaro Nogueira (Gestão descentralizada e participativa de Bacias Hidrográficas como instrumento de desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentáveis); e Carlos Henrique (Projeto Urca – uso racional dos carros nas cidades inteligentes visando mobilidade urbana e qualidade de vida da população).

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho