Uema realiza 2º Café Internacional

Por em 18 de novembro de 2016

IMG_1241Propor e disponibilizar regulamentações que visem otimizar o processo de internacionalização da Universidade. É com essa proposta que a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Ari), realiza o 2º Café Internacional, que teve início nessa quinta-feira (17), no auditório do prédio de Ciências Biológicas do Campus Paulo VI.

O evento reúne professores, pesquisadores, gestores e representantes de escolas de idiomas para esclarecimentos sobre mobilidade internacional e divulgação das atividades desenvolvidas pela ARI.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa, do vice-reitor Walter Canalles, da pró-reitora de Graduação, Andréa Araújo, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, do assessor de Relações Internacionais, Thales Passos de Andrade, do secretário adjunto da SECTI, Nivaldo Muniz, do Cônsul Honorário da Espanha, Raul Ignácio de La Iglesia, do Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Álvaro Martines Caixero, e do chefe da Delegação do Arizona, Timothy Finan.

O reitor Gustavo Pereira destacou os avanços realizados quanto à internacionalização IMG_1228da Universidade. “Tenho certeza que a Assessoria de Relações Internacionais haverá de nos proporcionar grandes frutos, direcionando nosso relacionamento interinstitucional para além das fronteiras do nosso país, incentivando o saber científico, indispensável para o trabalho no campo da Educação também na Uema”.

Durante dois dias, o Café Internacional reúne pesquisadores e discentes abordando os projetos voltados à internacionalização da Uema, em mesas de debates, palestras, minicursos e apresentações institucionais, como explanou o assessor de Relações Internacionais, Thales Passos de Andrade.

“Estamos com uma programação multicultural. Através dessa ação, a Uema abre as portas para a internacionalização, por isso ela tem uma programação recheada com palestrantes de diferentes países: Canadá, China, Espanha e Estados Unidos. Acredito que diante da realidade nacional, a internacionalização se fixa mais do que nunca como uma ferramenta para ampliar as oportunidades e buscar qualificação”.

Ainda durante a abertura, a Uema concedeu premiação aos profissionais que tiveram destaque na Internacionalização em diferentes categorias: mobilidade docente estrangeiro, residente discente estrangeiro, entre outros.

Programa de Mobilidade Discente Internacional e Nacional

Como parte da programação, os gestores apresentaram o Regulamento do Programa de Mobilidade Discente Internacional e Nacional (PROMAD), que busca possibilitar a vivência de experiências acadêmicas e de integração aos diversos contextos e cenários nacionais e internacionais.

O PROMAD promoverá o intercâmbio de forma que alunos de graduação e pós-graduação possam adquirir novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes a cada área de conhecimento em instituições conveniadas.

Por: Carol Ribeiro