Assessoria de Gestão Ambiental inaugura Posto de Coleta Seletiva no Campus Paulo VI

Por em 1 de dezembro de 2016

ecoponto1A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Assessoria de Gestão Ambiental, em parceria com a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), inaugurou nessa quarta, 30, no Campus Paulo VI, o posto de coleta seletiva de resíduos do projeto Ecocemar. O posto visa arrecadar resíduos recicláveis, como plástico, metal, papel, óleo de cozinha, entre outros.

A inauguração contou com a presença do Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, do vice-reitor, Walter Canales Sant’ana, da assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida, do executivo de eficiência e inovação da Cemar, Julio Mendes, do supervisor de projetos da Cemar, Luis Ricardo, representantes da Cooperativa de Reciclagem de São Luís, além de professores e acadêmicos.

Agora a comunidade acadêmica e em geral já podem entregar seus resíduos recicláveis no posto de coleta instalado no Campus Paulo VI, que é uma parceria pioneira, onde os resíduos entregues não serão trocados por desconto na conta de energia, mas doados para uma cooperativa.

ecoponto2Para o reitor Gustavo da Costa, o ecoponto representa um espaço para chamar a atenção da comunidade universitária para as questões ambientais. “Este tipo de trabalho é um convite para despertar nas pessoas a consciência ambiental e a importância dessas questões no cotidiano, como o descarte irregular de resíduos sólidos. Esse posto de coleta no coração do Campus Paulo VI é muito grandioso em seu propósito. Que a comunidade possa assimilar em seu cotidiano o hábito de realizar a coleta seletiva e depositar os itens descartáveis aqui nesse local”, afirmou Gustavo.

Segundo a assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida, com o posto de coleta, a Universidade visa “contribuir para a sensibilização das pessoas na destinação correta dos resíduos e o impacto desse descarte, além de cumprir com seu papel social, promovendo o desenvolvimento da cooperativa que participa do projeto”.

De acordo com o executivo de eficiência e inovação da Cemar, Julio Mendes, a Companhia tinha o anseio de fazer uma parceria com cooperativas no projeto Ecocemar, e assim fomentar essa outra cadeia. “Com a UEMA conseguimos finalmente implantar essa outra parte do projeto, que envolve também as cooperativas. Acredito que não há um ambiente mais fértil que uma universidade para plantar esse projeto, que tenho certeza que irá render bons frutos” disse Julio.

Todo material recolhido será doado para a Cooperativa de Reciclagem de São Luís.

Por: Polyanna Bittencourt

Foto: Edson Costa ecoponto1