Deputado Cleber Verde visita a UEMA

Por em 13 de dezembro de 2016

Reitor recebe Deputado Cleber Verde

Com o objetivo de discutir a liberação de recursos remanescentes do convênio para conclusão do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (CEMPEA), do Campus Paulo VI, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu a visita do deputado federal Cleber Verde.

O deputado Cleber Verde foi recebido pelo reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; pelo vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana e pelo diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Ícaro Gomes Antonio, na sala de reunião do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet).

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa fez uma exposição do histórico do convênio, já existente entre a UEMA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da obra e do grande percalço causado pela obra inconclusa. E destacou, “o CEMPEA é um projeto muito aguardado por alunos e professores, que atuará em todas as etapas e fases de programas sustentados, incluindo a capacitação de produtores, da fase de cultivo ao beneficiamento e à comercialização, assim como também fará o monitoramento da extensão objetivando uma constante reciclagem na qualificação da mão de obra”.

De acordo com o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana, “essa reunião visa avançar na liberação dos recursos remanescentes do Convênio 096/2018, que permite a conclusão e a operacionalização do CEMPEA, a fim de atender alunos e professores, no que se refere ao ensino, a pesquisa e a extensão. E, com isso, dar assistência aos profissionais da pesca maranhense, de forma que possam ser capacitados em nossos laboratórios”.

O deputado Cleber Verde, disse que está bastante confiante para a conclusão dessa obra, “é com grande satisfação que vejo esse crescimento da UEMA, e irei atuar efetivamente e com prioridade, para obtenção desse recurso. Sabemos que o Centro Multidisciplinar irá qualificar mão de obra em todos os níveis e com isso, gerar um grande retorno para o Estado do Maranhão. Estou à disposição da UEMA para ajudar no que for preciso e colaborar para que alunos, professores e profissionais da área desenvolvam seus projetos. Estou convencido de que precisamos desentravar esses recursos, para dar continuidade a obra do CEMPEA”.

Visita – Obra do CEMPEA

Após a reunião, a equipe visitou as obras do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (CEMPEA), do curso de Engenharia de Pesca.

CEMPEA – O Centro Multidisciplinar tem o objetivo de promover a qualificação de alunos dos cursos de graduação e de nível médio do Estado, além de produzir alevinos, pós-larvas de camarão, sementes de ostras e girinos de rãs com certificação genética e sanitária.

Esse projeto tem como prioridade tornar-se um grande centro de qualificação de mão de obra na graduação de engenheiros de pesca, cursos de pós-graduação, qualificação de produtores rurais [aquicultores] e qualificação de técnicos em todos os níveis. E ainda, desenvolver linhagens para a aquicultura, monitorar a sanidade dessas linhagens e toda a cadeia produtiva do estado e nacional, além de estreitar parcerias com órgãos e demais instâncias federais, estaduais, municipais e privadas que visualizem o desenvolvimento sustentável da aquicultura e contribuam para a aniquilação da fome e as diferenças sociais no país.

Conta com uma estrutura de salas de aula, laboratórios de piscicultura de água doce e marinha, maricultura, carcinicultura, biopatologia, biotecnologia, planctologia e produção de zooplancton; viveiros, reservatórios, salas para administração e um alojamento.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho