Encerramento do II Festival Maranhense de Contos e Poesias

Por em 12 de dezembro de 2016

foto destaqueNa última sexta-feira(9), aconteceu a final do II Festival Maranhense de Contos e Poesias (FESTMACPO), evento promovido pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão (DAC/Proexae/UEMA).

O festival tem como finalidade promover a cultura na comunidade universitária e, também, envolver a sociedade como um todo, proporcionando a descoberta de novos talentos, bem como estimular o hábito da leitura e escrita e difundir a produção poético-literária da atualidade maranhense.

Foram classificadas para a fase final 22 obras. Candidatos da capital e interior do Maranhão, além de pessoas de outros estados estavam disputando as primeiras colocações. Haviam participantes do Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Amazonas e Recife.foto no meio da materia

As obras vencedoras na categoria contos foram: 1º lugar –  Conto “Solilóquio” – Bruno Leonardo Serra Costa – pseudônimo Breno Silva; 2º lugar – Conto “Um vestidinho” – Giniomar Ferreira Almeida- Pseudônimo Omar da Silva; e 3º lugar –  Conto “Será que um dia serei feliz?”- Jovenildes Ribeiro da Silva – pseudônimo Nildes Urbano/  Conto “Trilha Sonora”- Jonas Magno Lopes Amorim – pseudônimo João.

Já na categoria poesias, os primeiros colocados foram: 1º lugar – “Se” – Moisés Abílio Costa, 2º lugar – “Disritmia” – José Maria da Silva Costa e 3º lugar – “Errado em Linha Torta” – Diego Ferreira Amorim.

foto do meio2A melhor intérprete de poesia foi Cássia Cabral. Todos os premiados ganharam Troféus Carrancas de São Luís.

Nesta edição, também foram homenageados com Troféus Janelas de São Luís o jornalista, historiador, poeta e professor Carlos Cunha (in memoriam); e a primeira romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis (in memoriam).

Segundo o chefe da DAC, Paulo Bertholdo, contribuíram para realização e engrandecimento do evento o pró-reitor da PROEXAE, Porfírio Guerra, a professora Dinacy Corrêa, Vanda Cunha, Patrícia, Cínthia, Alessandro, Jeane Sousa, Rosemary Rego, Mary, Uilmar Jr. e outros.

foto pró-reitor

Por: Débora Souza