I Fórum de Educação Inclusiva da Uema debate sobre acessibilidade no ensino superior

Por em 7 de dezembro de 2016

1 (1)A inclusão do aluno com deficiência tem sido um desafio desde a Educação Infantil até a Educação Superior. É a partir dessa premissa que a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Acessibilidade (Nau), realizou o I Fórum de Educação Inclusiva, nessa terça-feira (06), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

O objetivo do Fórum é socializar o conhecimento da área de Educação Inclusiva com vistas a fomentar políticas públicas e disparar políticas pedagógicas mais democráticas, além de proporcionar aos participantes o diálogo sobre tensões, possibilidades e desafios que os diferentes contextos sociais vivenciam, como explica a coordenadora do evento, Marilda de Fátima Lopes:

“Esta é uma oportunidade para refletirmos sobre o novo momento que se vive na sociedade, em que se busca acessibilidade em todos os sentidos: acessibilidade atitudinal, comunicacional, física, pedagógica, entre outras. E nós precisamos levar a sociedade para refletir sobre esse ponto, principalmente a Uema, que já vem trabalhando com acessibilidade desde o início do ano de 2015, vivenciando o momento e se preparando para essa diversidade”, destacou.

Caminhos para promover a inclusão

1 (2)A abertura do evento foi marcada pela participação dos técnicos e profissionais do Núcleo de Acessibilidade da Uema, além de convidados que trabalham questões de Acessibilidade do Estado. A abertura contou ainda com a execução do hino nacional em libras, realizada pelos alunos do Instituto Federal do Maranhão.

Para iniciar a programação, o professor do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Elizeu Coutinho de Macedo, ministrou a palestra “Acessibilidade: caminhos para promover a inclusão”. O professor falou sobre as diversas acessibilidades que podem ser consideradas:

“Quando falamos em acessibilidade, pode-se pensar nos aspectos de barreira física, como rampa, elevador ou vaga para deficiente, ou se pode pensar acessibilidade de forma mais ampla, como o acesso à informação. Quando se fala de acessibilidade e inclusão, se está falando de como as pessoas, que têm uma certa limitação, podem ter acesso a todas as áreas da vida que são importantes, como trabalho, educação, lazer, vida social. Garantir que todas as pessoas possam ter a possibilidade de interagir nos mais variados ambientes”, frisou o pesquisador.

1 (3)

A programação do Fórum também se estendeu ao período da tarde, com palestras sobre o “Núcleo de Acessibilidade no Ensino Superior” e “As tecnologias assistivas mediando a acessibilidade e a aprendizagem de alunos com deficiência no ensino superior”.

Por: Carol Ribeiro