Lançamento de livros na área de gestão ambiental e recursos aquáticos

Por em 20 de dezembro de 2016

IMG_0932Na última sexta-feira (16), aconteceu o lançamento de livros de pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no auditório do prédio da Biologia.

As obras ressaltam trabalhos na área de gestão ambiental e sustentabilidade produzidos na Instituição, sob coordenação da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA); e também produções do Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca.

Participaram da mesa de abertura da solenidade o reitor Gustavo Pereira da Costa, o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo; a assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida, e a coordenadora do Programa de Recursos Aquáticos, Raimunda Fortes.

O reitor Gustavo Pereira elogiou o empenho dos envolvidos na produção dos livros e a contribuição para oIMG_0907 desenvolvimento da ciência e de boas práticas dentro e fora da Universidade. “Neste dia, podemos evidenciar a riqueza da produção científica do Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca, além do esforço da AGA em pensar estratégias para gestão ambiental e sustentabilidade”, disse.

Além disso, ele anunciou um investimento financeiro maior na área de gestão ambiental da UEMA para o próximo ano.

Após a solenidade, as organizadoras dos livros Zafira Almeida, Raimunda Fortes e alguns dos autores apresentaram, brevemente, o que traz cada uma das 4 obras lançadas.

Livros Lançados

IMG_0971Avaliação ambiental no Complexo Portuário do Itaqui – organizadoras: Verônica Oliveira e Zafira Almeida. Participação de mais de 20 autores. Obra dividida em 10 capítulos: Poliquetas como indicadores da qualidade ambiental em manguezais do Golfão Maranhense; Bio-ontologia como suporte ao monitoramento de duas espécies de peixes da Baía de São Marcos; Caracterização da fauna de crustáceos decápodes como subsídio ao monitoramento ambiental da região portuária do Itaqui; Estrutura da comunidade de moluscos no entorno dos manguezais dos igarapés Tronco e Irinema da Baía de São Marcos; Taxonomia e bioecologia dos peixes da região portuária; Estrutura da comunidade de poliquetas em manguezais do Golfão Maranhense; Teor metálico em um manguezal sob influência portuária; Estrutura da comunidade de peixes em áreas estaurinas na Baía de São Marcos , Nordeste do Brasil; Uso da metofauna como indicador ambiental em estuários do Maranhão; Estrutura da vegetação do manguezal na Baía de São Marcos.

IMG_0973Metodologias e Pesquisas em Recursos Aquáticos e Pesca: um guia prático – organizadoras: Débora Santos, Raimunda Fortes e Zafira Almeida. Dividido em 4 partes: Monitoramento Ambiental, Bioecologia de organismos aquáticos, Pesca e gestão pesqueira; e Metodologias qualitativas e educação ambiental.

IMG_0970Práticas sustentáveis no processo de ambientalização dentro da Universidade Estadual do Maranhão – organizado por Zafira Almeida e prefaciado pelo vice-reitor Walter Canales Sant’Ana. Nele contém as ações realizadas pela AGA desde sua criação, em 2014.

IMG_0972 (1)Recursos Pesqueiros e Pesca Artesanal no Maranhão: Sumário executivo – organizadoras: Débora Santos, Raimunda Fortes e Zafira Almeida. Dividido em 9 capítulos: A pesca artesanal no município de Tutóia; Etnoconhecimento de pescadores sobre depleção da ictiofauna marinha na região de Tutóia; Aspectos socioeconômicos e conflitos socioambientais relacionados à pesca no município de Tutóia; Principais espécies de sciaenidae marinhas e comercializadas no Maranhão; Potencial de aproveitamento de resíduos do pescado; Representações sociais de duas comunidades tradicionais maranhenses sobre impactos nos recursos pesqueiros; Percepção ambiental relacionada ao futuro e gestão da pesca em duas comunidades pesqueiras da ilha do Maranhão; Etnoconhecimento sobre bioecologia das espécies economicamente importantes em duas comunidades pesqueiras da ilha do Maranhão; Bioindicadores de qualidade da água: ações de sensibilização para conservação do rio Mearim em Bacabal- Maranhão.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho