Mais de 85 mil pessoas já estão acessando os cursos abertos da UEMA

Por em 2 de dezembro de 2016

moocsuemaEm novembro de 2012, o The New York Times publicou um artigo afirmando que aquele havia sido “O Ano dos MOOCs”, o que mostrou o desencadeamento de uma grande onda com centenas de grandes universidades oferecendo milhares de MOOCs para milhões de alunos de todo o mundo.

MOOC é a sigla em inglês para MASSIVE OPEN ONLINE COURSES, ou seja, Cursos Online Abertos e Massivos. A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do seu Núcleo de Tecnologias para a Educação – Uemanet, sempre atenta com que há de mais moderno em modelos de educação a distância no Mundo, em 2014, providenciou um portfólio próprio de Moocs.

Assim começaram a fazer sucesso em todo mundo os nossos cursos contendo materiais de apoio à aprendizagem, como videoaulas, fascículos, podcasts, slides e certificados. Tudo produzido e disponibilizado pelos próprios profissionais do Núcleo (professores, designers educacionais, editores de texto e vídeo, câmeras e técnicos de tv) em um ambiente virtual. Com o adicional de serem gratuitos e com certificação na conclusão.

Hoje, depois de dois anos de atividades com o MOOCs, a UEMA conta com mais de 85 mil estudantes na plataforma, 18 cursos abertos e 693 atividades disponíveis e nos aproximando  de 50 mil alunos inscritos. Estes alunos vêm de mais de 34 países, entre eles, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Japão.

Há algumas particularidades que caracterizam os MOOCs e que são a chave do seu sucesso. O primeiro diferencial dos MOOCs é que alguns deles não acontecem num período de tempo determinado. É o caso dos nossos MOOCs, cujos cursos ficam abertos permanentemente na plataforma, podendo o participante frequentar o curso dentro do seu ritmo a qualquer momento. As aulas são gravadas e podem ser vistas a qualquer horário (e inclusive, na maioria dos casos, permanecem acessíveis a qualquer um depois do encerramento do curso). Todas as aulas ficam disponíveis para serem assistidas. Como não há tutoria nem professor, nos MOOCs é preciso se engajar durante um determinado período.

Hoje a UEMA disponibiliza 18 cursos das mais diversas áreas que são: Negociação, Bioética, Empreendedorismo, Dificuldade de Aprendizagem, Marketing e Varejo, Gestão com Pessoas, Ética Profissional, Princípio de Mineração, Direito Administrativo, Desenvolvimento Humano e Educação, Relações Internacionais, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Gestão em Agronegócios, Gerenciamento de Projetos, Recursos Ambientais Aplicados ao Turismo, Planejamento Estratégico, Geografia Aplicada e Conceitos em Biodiversidade.

Para fazer o seu é só acessar se inscrever no seguinte endereço eletrônico: www.cursosabertos.uema.br