Reitor reúne com movimento OcupaUema e debate pauta interna

Por em 7 de dezembro de 2016

IMG_0194Na tarde de segunda (5), o reitor Gustavo Pereira da Costa reuniu, no auditório do CECEN, com os representantes do movimento OcupaUema, para discutir uma pauta interna de reivindicações que vão além da posição contrária à PEC 55/16. Os temas abordados foram: tratar da Acessibilidade, Moradia Estudantil, Jantar universitário, Cota-Reserva Especial de Vagas, Segurança no Campus, Transporte e Wi-Fi.

Durante as discussões, os estudantes pediram ao reitor que a universidade desse atenção especial às pautas apresentadas pois, segundo eles, é urgente avançar na política de assistência  estudantil. Os alunos detalharam cada ponto de pauta ao reitor, vice-reitor  e pró-reitores presentes.

Após ouvir os estudantes e debater as reivindicações, o o professor Gustavo ressaltou que as solicitações são legítimas e mostrou-se disposto, dentro das reais possibilidades da instituição, a encaminhar cada ponto discutido. Fez ainda uma explanação detalhada sobre cada tópico da pauta e foi objetivo na  proposição de soluções. Mostrou também o que já vem sendo feito pela gestão em termos de cada tema, como por exemplo, os investimentos em infraestrutura para melhorar a acessibilidade e a segurança no Campus Paulo VI.

“Entendo que a pauta dos alunos é pertinente  e já estamos trabalhando em vários pontos, o que agilizará avanços concretos. Temos compromisso com as condições de permanência estudantil na UEMA e isso resultará em novas ações de inclusão”, disse o reitor.

Para Erberth Garcês, um dos alunos do OcupaUema, o principal foco do movimento é trazer alguma conquista para  IMG_0161os estudantes, mas reconhece que há sempre a necessidade de estudar. “Estamos pautando de forma prioritária nessas discussões  o “Jantar Universitário” e a “Acessibilidade”, pois são duas questões muito pontuais, são necessidades históricas e estão aí problematizando a universidade”, declara.

Com o avanço no diálogo com o reitor e diante de conquistas reais de pontos mais urgentes, o aluno informa que o grupo vai pautar a desocupação do prédio da reitoria. “A sinalização da reitoria, no sentido de avançar nas nossas reivindicações, e se comprometendo conosco nos próximos dois anos da administração do professor Gustavo, abriu um caminho importante para melhoria da política estudantil”, completa Erberth.

No final, ficou decidido que a reitoria encaminhará por escrito ao movimento, a posição sobre cada item da pauta, conforme discutido e acordado na reunião.
Além dos estudantes, participaram da reunião, o vice-reitor Walter Canales, a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra; e Ricardo Macedo, advogado da Procuradoria Jurídica da UEMA.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho