Tem início o II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Por em 14 de dezembro de 2016

IMG_1353Teve início ontem (13), no prédio do CECEN, o II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) sobre o tema “Dinâmica socioambiental, cultura e planejamento”.

O evento objetiva contribuir para a discussão de novas de técnicas em edificação, destacando as questões socioambientais e culturais.

Estão participando do II SPPGEO estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área.

A mesa de abertura foi composta pela a coordenadora de Pós-Graduação, Rita Seabra, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; o coordenador do Mestrado em Geografia, José Fernando Bezerra; a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, Késia Duarte da Silva; a diretora do Curso de Geografia, Íris Maria Ribeiro; e o chefe do Departamento de História e Geografia, Ademir Terra.

Em sua fala, a coordenadora de Pós-Graduação, Rita Seabra, falou sobre a evolução do Programa de Pós-Graduação em Geografia, parabenizando os coordenadores, docentes e discentes pelo empenho. “Os envolvidos no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço souberam aproveitar as oportunidades. É um grupo que já tem buscado a internacionalização por meio de  projetos de pesquisa em comum com universidades de outros países”, comentou.IMG_1360

Após a solenidade, houve a roda de conversa “Geografia Cultural: estudo do espaço simbólico e patrimônio religioso”, ministrada pelo professor doutor Christian Dennys Monteiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento prossegue até amanhã (15), com a mesa redonda “Planejamento Urbano e Tendências de Urbanização”, articulada pelo professores Antônio Ferreira e Francisco Clébio (UEMA);  apresentação de trabalhos dos mestrandos, conferência, minicurso “Processos erosivos e áreas de risco” e aula de campo.

Por: Débora Souza

Fotos: Edson Ferreira