Educação a distância: Reitor da UEMA reúne-se com prefeitos e secretários de educação de 22 cidades do Maranhão


Por em 16 de janeiro de 2017



Reitor e Coordenadora do UemaNet durante reunião

Reitor e Coordenadora do UemaNet durante reunião

O objetivo foi apresentar orientações e ressaltar a importância dos polos da Universidade Aberta do Brasil para o Estado

Na última sexta, 13, o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, e a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema – UemaNet, Ilka Serra, reuniram-se com prefeitos e secretários de educação de municípios do Maranhão para repassar orientações básicas sobre funcionamento e estrutura dos 22 polos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O encontro aconteceu no auditório do UemaNet, no Campus Paulo VI, em São Luís.

Esse programa do Governo Federal, realizado em parceria com instituições de ensino superior em todo o Brasil, busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. Dessa forma, no Maranhão, uma das bases de sustentação da UAB é a Universidade Estadual, por meio do UemaNet.

Durante o encontro, o Reitor, Gustavo da Costa, reafirmou o papel da Instituição frente à territorialidade da UEMA no que tange a oferta de uma educação superior de qualidade. “Há 17 anos iniciamos um projeto ousado de interiorização da educação a distância no Maranhão. Fazer a Universidade funcionar, via EAD, nos municípios deste Estado, foi e continua sendo um grande desafio para nós. Por isso, reafirmo sempre: é necessária a cooperação com os municípios”, frisou.

O Reitor da UEMA acredita que todas as ações de educação realizadas hoje serão repercutidas no amanhã, por isso, é fundamental que os gestores municipais apoiem iniciativas como as da UemaNet e UAB, que visam, sobretudo, reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior no país.

Profa.Ilka Serra apresentando informações básicas sobre os polos UAB

Profa.Ilka Serra apresentando informações básicas sobre os polos UAB

A Coordenadora do UemaNet, Ilka Serra, afirmou, aos gestores municipais, que a Universidade Estadual do Maranhão está totalmente disponível para auxiliar os polos UAB em tudo o que for necessário. “São anos que nos debruçamos sobre a prática da Educação a Distância e temos a certeza de que estamos contribuindo para transformar a realidade do Maranhão, por intermédio de uma educação de qualidade. Porém, muito ainda temos a percorrer”, concluiu.

Polos UAB

Todas as cidades que possuem a Universidade Aberta do Brasil têm polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.

A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é também formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade.

Por: Walline Alves

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens