LABEX recebe Prêmio Freitas de Câmara em São João Batista

Por em 2 de janeiro de 2017

JpegO Laboratório de Extensão Rural da UEMA (LABEX) foi homenageado com o Prêmio Freitas de Câmara, pelos serviços desenvolvidos na Baixada Maranhense, em especial no Território Rural Campos e Lagos. O prêmio é concedido anualmente pelo Fórum de Juventude de São João Batista às personalidades e instituições que se destacam nas diversas áreas no município.

Nessa edição, o LABEX foi o único órgão de fora da região da Baixada a receber o prêmio, como explica o professor Itaan Santos:

“O trabalho feito pelo Núcleo no Território teve início em 2015, a partir de um projeto financiado pelo antigo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), através do CNPq. Nesse projeto, o LABEX acompanha e analisa as ações provocadas pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) e todas as suas instâncias (núcleo diretivo, câmaras temáticas) sobre o desenvolvimento do território, além de analisar os impactos causados pelas políticas públicas federais e estaduais. Dentro dessas ações, por conta do viés extensão, que é o seu vínculo mais forte com o Centro de Ciências Agrárias (CCA), a relação mais forte foi feita com o Fórum de Políticas Públicas da Juventude da Baixada Maranhense. Esse Fórum é formado, no seu conjunto, por fóruns municipais em quase todos os municípios da Baixada, dentre os quais destaca-se o de São João Batista”.

Desde 2015 o LABEX acompanha o Fórum de Juventude de São João Batista, IMG-20161229-WA0054apoiando suas atividades. Em 2016 elaborou o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) – com participação de mais 100 estudantes de nove cursos da UEMA – em todos os municípios do território e ajudou a colocar em prática o CURT FÉRIAS, gincana que movimenta o município de São João Batista durante todo o período de férias de julho, além de estar presente es todas as etapas de avaliação e planejamento.

“Por tudo isso, o LABEX, mesmo não sendo uma instituição eminentemente baixadeira, foi reconhecido como tendo grande importância para a Baixada Maranhense e para o município São João Batista”, destacou o docente.