UEMA inicia dialogo para futura parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar

Por em 26 de janeiro de 2017

ReuniaoLabexSafA Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento (LABEX), está em fase de conversação com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) para futura parceria.

O coordenador do LABEX, Itaan Santos e o secretário da SAF, Adelmo Soares reuniram-se esta semana para estabelecerem uma parceria que potencializasse a comercialização dos produtos da agricultura familiar a partir dos mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referência para o trabalho a ser realizado.

Participaram também da reunião os secretários adjuntos da SAF, Chico Sales e Luciene Figueiredo, além de uma equipe do LABEX.

Durante a reunião, o professor Itaan Santos explicou que essa parceria pode usar como referência um trabalho realizado por sua equipe em 2016, no município de Axixá quando analisou a situação socioeconômica e produtiva de todos os produtores inscritos no PNAE naquele ano, onde foi possível identificar que os problemas produtivos não eram os únicos e nem os principais entre tanto outros encontrados.

Para o secretário Adelmo Soares “a parceria é muito bem vinda, pois une a experiência da pesquisa e de sistematização do LABEX com a capilaridade do Sistema SAF e toda sua capacidade de acompanhamento às famílias rurais do Maranhão”.

Segundo Luciene Figueiredo “ter um diagnóstico da capacidade produtiva das famílias que acessam os diversos programas de comercialização implementados pelos governos federal e estadual é fundamental para a formação de um banco de dados que qualificará ainda mais esses e outros programas relacionados com a agricultura familiar”.

Na próxima segunda feira (30/01) as duas equipes voltam a se reunir para discutir uma proposta que será apresentada pelo professor Itaan Santos.