São Luís: Mais de 300 alunos concluem cursos técnicos a distância da UEMA

Por em 22 de fevereiro de 2017

etec1

Cerimônia de diplomação aconteceu nessa terça,21

Na noite de ontem, 21, a Universidade Estadual do Maranhão realizou a cerimônia de diplomação de mais de 300 alunos dos cursos técnicos de Alimentos, Controle Ambiental, Guia de Turismo, Informática, Manutenção Automotiva, Mineração, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos do Campus São Luís.

A solenidade, realidade no Hotel Rio Poty, em São Luís, encerra o ciclo de diplomações em 22 Polos e Centros que a UEMA mantém. Foram mais de 1.500 alunos formados este ano.

etec2

A UEMA é a única universidade estadual no Brasil a ofertar Cursos Técnicos na modalidade a distância, em parceria com o Ministério da Educação, visando a educação profissional e técnica. Por isso, a coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), Ilka Serra, sublinhou que esse era um momento ímpar para a Instituição.

O secretário de Governo, Antônio Nunes, que estava representando o Governador do Estado, Flávio Dino, falou da importância dos cursos técnicos para o mercado de trabalho e ressaltou essa modalidade de curso pode transformar a vida de uma pessoa. “Sou a prova disso, fiz curso técnico e graças a ele, tive meu primeiro emprego e com o salário que recebia pude pagar meu curso pré-vestibular e, posteriormente, ingressar em uma universidade”.

Ele ratificou ainda que a UEMA tem promovido cursos técnicos voltados para a formação de profissionais, com um modelo inédito, utilizando a tecnologia de educação a distância, com vista a oportunizar e suprir o mercado com mão de obra qualificada, contribuindo para a geração de renda e serviços tecnológicos.

etec5

Para o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, a educação é um instrumento de cidadania porque é emancipatória, em primeiro plano, e paradigmática. “Emancipatória porque nos liberta de várias escuridões. A escuridão da ignorância do desconhecimento, da imprevisibilidade e da incerteza. E nos aproxima, a partir do questionamento, da crítica e da reflexão, do repensar da realidade que vivemos, nos fazendo aspirar sempre a melhoria contínua, o progresso, a prosperidade. E é paradigmática porque ela insiste em nos mostrar que estamos errados com nossas falsas verdades…”, frisou.

Gustavo Pereira destacou ainda que há uma nuvem de ceticismo que continua recaindo sobre a educação a distância. E disse: “Absoluta tolice, pelo desconhecimento, pela ignorância, pela falta de trato com essa que ainda é uma modalidade, mas que logo deixará de ser para se incorporar como um instrumento de educação que usa as maravilhas das tecnologias, trazidas definitivamente para o ambiente educacional” concluiu.

Cursos técnicos a distância

etec3

Os cursos técnicos da UEMA são ministrados por intermédio do Núcleo de Tecnologia para a Educação (Uemanet), e têm aprendizado em ambiente digital, com a realização de um encontro presencial mensal.

Os formandos receberam diploma de Técnico de Ensino Médio com validade nacional, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação além de aceito por inúmeras empresas maranhenses, que acabam absorvendo com rapidez os alunos egressos destes cursos.

Por: Walline Alves

Fotos: Rafael Carvalho