Professora da UEMA é homenageada com a medalha “Anna Maria Saldanha”

Por em 3 de fevereiro de 2017

IMG_1679

A professora Heloisa Varão, diretora do Curso de Pedagogia a distância da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/UEMANET), foi homenageada ontem (02), pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), com a medalha de Honra ao Mérito “Anna Maria Saldanha”, em solenidade realizada no auditório do Palácio dos Leões.

O evento contou com a presença do vice-reitor Walter Canales, dos conselheiros do CEE, de professores da UEMA e de várias instituições de ensino superior, com sede na capital, de familiares dos homenageados e de convidados.IMG_1688

Na ocasião, também receberam a comenda, o governador Flávio Dino, que é professor da UFMA, representado na cerimônia pelo secretário de Educação, Felipe Camarão, e as professoras Ceres Murad, Tereza Pflueger, Terezinha Braga, e Valdenice Santos.

A medalha “Anna Maria Saldanha”, que é concedida a personalidades com reconhecidos trabalhos desenvolvidos na área da educação, foi criada em agosto de 2004, por meio de uma comissão formada por membros do Conselho Estadual de Educação.

A professora Eloisa disse que é uma grande honra receber a medalha “Anna Maria Saldanha” do Conselho Estadual de Educação, que é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo profissional da educação. “Eu vejo que a UEMA me ajudou muito, depois de 18 anos desenvolvendo projetos de pesquisa e de extensão junto aos meus alunos na instituição. Sinto-me alegre e motivada com esta comenda”, declara Eloisa.

IMG_1676Eloisa ainda destacou: “O reconhecimento realmente motiva você a enfrentar os desafios e não se acomodar. Então, isso para mim, é como uma oxigenação para continuar batalhando com este vigor e servimos ao meu estado em nome dos meus alunos”.

O professor Walter ressaltou a importância da Medalha pelo fato de incentivar o profissional da educação a desenvolver cada vez mais um trabalho de qualidade. “A professora Eloisa Varão tem sido um expoente em prol da educação do nosso estado, e, nos últimos anos, tem se dedicado ao ensino a distância. Ela é uma grande pedagoga e um enorme orgulho para a Universidade Estadual do Maranhão. Nada mais justo esta homenagem do CEE, em reconhecimento à trajetória da professora Eloisa Varão na educação maranhense”, avalia o vice-reitor.

Conforme explica o presidente do CEE, Bastos Ramos, “este é o quinto momento que realizamos para entregar a medalha “Anna Maria Saldanha”. Já fizemos quatro solenidades em que oferecemos essa insígnia como uma homenagem àqueles professores que se dedicaram e se dedicam ainda hoje à educação”.

Texto: Alcindo Barros

Foto: Rafael Carvalho