Programa Darcy Ribeiro: apresentações de TCC marcam encerramento de mais um ciclo na UEMA

Por em 1 de fevereiro de 2017

IMG-20170131-WA0033Começaram nesta semana, as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos participantes do Darcy Ribeiro, programa implementado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em parceria com prefeituras do interior Estado.

Somente no dia 30 de janeiro, mais de 100 graduandos dos cursos de Ciências com habilitação em Biologia, Matemática, Física, Química, Letras e História defenderam TCCs em 10 polos do Programa Darcy Ribeiro, obtendo aprovação. As defesas continuam até o dia 11 de fevereiro.

IMG-20170131-WA0027A estimativa é que mais de 1.200 estudantes recebam grau durante o mês de maio, período estabelecido para realização das cerimônias de colação.

O Programa Darcy Ribeiro, que atualmente funciona em 20 polos do Maranhão, foi criado em 2009, visando formar professores para melhoria da educação básica e contribuir com o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Para a coordenadora do Programa, Regina Célia Castro, o papel que a UEMA vem desenvolvendo na formação de professores atende a uma demanda constante por docentes no Estado.

“Verificamos que ainda há necessidade de mais professores na rede de ensino maranhense. Existem professores lecionando sem qualificação adequada, além da falta de docentes em determinadas áreas de conhecimento”, esclareceu.

Após as cerimônias de outorga de grau, o Programa Darcy Ribeiro será finalizado, mas a Universidade já está trabalhando em um novo programa para formação de docentes.

Regina Célia“A UEMA pesquisou o resultado social do atual Programa, buscando sobre os alunos que estão concluindo os cursos para saber se já estão no mercado de trabalho e constatou que a maioria já empregada ou concursada. Essas pessoas, se não tivessem tal oportunidade, não poderiam desempenhar com qualidade uma função tão importante. Por isso, é necessário a continuidade de um trabalho como este, no qual a UEMA já tem tradição”, concluiu Regina Castro.

Por: Débora Souza

Foto: Luís Paulo