UEMA e UFMA assinam Termo de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural

Por em 7 de fevereiro de 2017

IMG_1735 (1)O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales Sant’Ana, participou ontem(6), de uma reunião com a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, para assinatura de um Termo de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural.

A parceria atende a uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para formalização de atividades conjuntas das universidades.

A partir de agora, os docentes podem atuar nos programas de pós-graduação da outra Instituição e registrar as horas-aula normalmente.

De acordo com Walter Canales, já haviam professores da UEMA lecionando nos programas da UFMA e vice-versa.

“Todos nós sabemos das limitações na área de pós-graduação no Maranhão, em termos de números de doutores e programas, comparada a de outros estados. Então nós temos que nos unirmos cada vez mais e tentarmos construir mais programas juntos para ajudarmos nosso Estado a crescer”, disse.

Para a reitora Nair Portela o pensamento é o mesmo. “A gente sabe que essas ações conjuntas já acontecem e que há um intercâmbio muito bom entre as instituições, só precisávamos formalizar. Agora, repassaremos a informação para os coordenadores de Curso e diretores de Centro para dar fortalecimento a esta parceria”, ressaltou.

Na oportunidade, os gestores conversaram sobre a possibilidade de parcerias na área de graduação e educação a distância.

Também participaram da reunião a chefe de gabinete da Reitoria da UFMA, Iran de Maria; diretores de Centro e assessores da UFMA.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho