UEMA realiza VII Jornada Pedagógica das Ciências Agrárias

Por em 17 de fevereiro de 2017

jornadacca2A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou nos dias 16 e 17, no auditório do UEMANET, a VII Jornada Pedagógica das Ciências Agrárias (CCA). O evento é destinado aos professores dos cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Participaram do evento, a pró-reitora de Graduação, Andrea Araújo, a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, e professores do Centro de Ciências Agrárias.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação, Andrea Araújo, o evento é importante, pois os desafios do trabalho docente exigem cada vez mais atualizações. “O processo de ensino-aprendizagem é contínuo, onde estamos sempre tentando melhorar, nos qualificar diante dos desafios apresentados e assim contribuir da melhor maneira possível com a formação desses alunos”, afirmou Andrea Araújo.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide, o objetivo do evento é refletir e discutir sobe as práticas pedagógicas em sala de aula e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

“A jornada visa trazer temas para que nossos professores possam refletir sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula, sobre como lidar com o aluno, como facilitar seu aprendizado, fazendo com que o aluno se sinta inteiramente incluído dentro da instituição e bem recebido dentro do curso, bem como melhorar essa relação interpessoal, entre professores e alunos e colegas de trabalho”, frisou Francisca Neide.

jornadacca1Para apresentar as experiências e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade da UEMA, a coordenadora do NAU, Marilda Lopes ministrou a palestra “O núcleo de Acessibilidade e suas contribuições”.  Para Marilda, a iniciativa do CCA mostra preocupação em atender melhor esses alunos que necessitam de atendimento individualizado. “O professor aqui está recebendo informações iniciais sobre como lidar com esses alunos, pois o NAU irá orientá-los como desenvolver atividades pedagógicas com os alunos que apresentam deficiências na UEMA”, destacou a professora.

A jornada abordou ainda assuntos relacionados à elaboração de itens, estratégias de ensino e aprendizado e Relação interpessoal – docente e discente.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Rafael Carvalho