Seminário Internacional Fábrica de Ideias é realizado pela UEMA

Por em 23 de março de 2017

Aula no Curso de História

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas-Profissional, está realizando no período de 18 a 31 deste mês, a XVIII Fábrica de Ideias/Seminário Internacional Avançado de Pesquisa e Pós-Graduação.

O evento, que acontece nos auditórios dos cursos de História, e Arquitetura e Urbanismo-Centro Histórico, com o apoio da Capes, CNPq e Governo do Estado discute, nesta edição, o tema “Patrimônio, Desigualdade e Políticas Culturais”.

O seminário, de acordo com o professor Antonio Evaldo Barros, coordenador dos trabalhos, é o resultado de uma iniciativa pioneira no âmbito das instituições universitárias brasileiras, cujo objetivo é fomentar tanto o intercâmbio de professores e alunos da pós-graduação interessados na temática dos estudos étnicos raciais e na interface com os estudos africanos, quanto favorecer a incorporação de uma dimensão comparativa e internacional.

Segundo ele, Fábrica de Ideias pretende envolver pesquisadores, docentes e discentes de programas de pós-graduação de diferentes instituições do Brasil e do exterior em torno do tema do patrimônio e das políticas culturais em conexão com a questão da diversidade e da desigualdade.

IMG-20170322-WA0071

Encontro no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo

“Nessa perspectiva, pretende-se contribuir para reflexões no campo das políticas públicas voltadas para a cultura, fomentando, assim, a produção e a circulação de conhecimentos sobre as questões que afetam as políticas públicas de cultura”, disse.

O Seminário Internacional agrega dois públicos preferencialmente, o primeiro, são alunos de mestrado e doutorado, selecionados em chamadas públicas, que cursarão 150 horas intensivas de disciplinas aulas e outras modalidades de ensino durante os 14 dias do evento. Além disso, farão atividades de campo nas comunidades quilombolas de Alcântara.

O outro grupo de participantes são professores da rede, estudantes de graduação e pós-graduação, representantes de movimento sociais, funcionários públicos e interessados. Este grupo está participando de nove aulas públicas, realizadas sempre às 18h30, no auditório do Curso de História da UEMA, Rua da Estrela.

O professor Evaldo Barros, esclarece que Fábrica de Ideias pretende, como um laboratório de pesquisa, unir pesquisadores júnior e sênior, nacionais e estrangeiros, para refletir sobre as possibilidades e experiências do uso da cultura e do patrimônio para o desenvolvimento econômico e o combate à desigualdade social. “Trata-se de uma iniciativa extremamente relevante para o Maranhão, e para toda a região Norte-Nordeste, que carece de encontros desta envergadura”, reconhece o coordenador.

O Seminário Fábrica de Ideias teve início em julho de 1998. Tem sido reconhecido como experiência única no mundo acadêmico, no sentido de sua contribuição ao debate, em nível de pós-graduação e a formação de redes entre docentes e estudantes das mais variadas regiões e países do mundo, principalmente, entre os países da América Latina e da África. Trata-se de um seminário intensivo constituído por aulas expositivas, grupos de estudos e leitura, palestras e seminários temáticos, bem como palestras e aulas abertas ao público.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho e Evaldo Barros