Acolhida: calouros são recepcionados pelos gestores

Por em 20 de março de 2017

Na última quinta, 16, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizou a Acolhida Acadêmica aos calouros do período letivo 2017.1. Os alunos foram recepcionados com as apresentações musicais do músico Vinicius Quixaba e do coral da UNAB.

coralunab

Mais de 200 pessoas entre calouros, pais de alunos e professores participaram da celebração.  O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, deu as boas vindas aos novos alunos e frisou que estar na Universidade será para eles uma construção não só intelectual, mas cidadã e política.

“Não esperem da UEMA apenas e tão somente a formação profissional, não é apenas isso que se vivencia em uma universidade. A entrada de vocês no ensino superior fará com que vocês olhem o mundo de outra forma”, frisou.

Dentre as atividades que aconteceram no dia da Acolhida, houve a premiação do “Aluno PAES 2017.1”, que consistiu na entrega de medalhas aos alunos com melhor desempenho no vestibular da UEMA, o PAES 2017. A premiação foi feita por Centro de Ensino.

DSC_001

No Centro de Ciências Exatas e Naturais (CECEN) a medalha foi outorgada a aluna Victoria Karine dos Santos, do curso de História. No Centro de Ciências Agrárias (CCA), a aluna Juliana Carvalho, do curso de Medicina Veterinária, foi agraciada com a medalha. Os alunos com melhor desempenho no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) foram João Victor Cantanhede e Victor Marques dos cursos de Direito. No Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), a medalha foi concedida ao estudante Franklin Junior, de Engenharia de Produção.

A palestra magna “A ética da motivação e das escolhas” foi ministrada pelo professor de filosofia do IFMA Monte Castelo, Jorge Leão.

Também estiveram presentes no evento a Pró-Reitora de Graduação, Andrea Araújo, o Pró-Reitor de Planejamento, Roberto Serra, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda e a coordenadora de Assuntos Estudantis, Marília Martins.

Trote Solidário

Trote solidário

A campanha do Trote Solitário foi reforçada durante a Acolhida. O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) é quem está realizando esse XV Trote Solidário. O objetivo é promover a extensão universitária e atender instituições filantrópicas.

De 2006 para cá, as Instituições atendidas foram: Lar de José, Casa de Apoio Criança Feliz, Hospital Aldenora Belo, Creche da Tia Gaúcha, Creche do Anjo da Guarda, Associação de moradores do Anjo da Guarda, Lar Terapêutico, Solar de Outono, Escola dos Cegos do Maranhão, Sonho de Criança, Sociedade Voluntária de assistência ao menor, Casa da Família, crianças da Cidade Operaria, a Igreja São João Calábria (Cidade Operária) e a Escola Paulo VI.

As doações serão recebidas até o dia 08 de abril. Você pode doar brinquedos, alimentos, roupas, material escolar, material de higiene (creme dental, sabonete, papel higiênico, fraldas, sabão em barra, sabão em pó, shampoo) e garrafas PET.

As doações devem ser feitas na Sala de Estudos do CCSA, no Campus Paulo VI.

Por: Walline Alves

Fotos: Rafael Carvalho