Coordenação do Programa Ensinar reúne-se com representantes de municípios que terão polos de ensino

Por em 20 de março de 2017

Nesta segunda-feira (20), a coordenadora da Comissão de implantação do Programa Ensinar de Formação de Professores, Regina Castro, e a vice-coordenadora Quésia Duarte, reuniram-se com representantes das prefeituras dos municípios onde serão ofertados cursos pelo referido programa.

O Programa Ensinar irá substituir o Programa Darcy Ribeiro, que já está em fase de conclusão das turmas. O ‘Ensinar’ tem como objetivo formar professores para docência na Educação Básica a fim de atender as demandas no Maranhão, contribuindo na mudança dos indicadores sociais e educacionais do Estado.

Docentes das redes de ensino que não têm formação em nível superior, egressos do Ensino Médio e comunidade em geral são o público alvo do novo programa.

Durante a reunião, representantes das cidades Carutapera, Tutóia, Brejo, Pastos Bons, Governador Nunes Freire e São Mateus foram orientados sobre a contrapartida para realização dos convênios com as prefeituras para estruturação dos polos, bem como questões relacionadas à segurança, iluminação e limpeza.

Cursos de licenciatura em Biologia, Matemática, História, Geografia, Letras e  Pedagogia serão ofertados em 12 municípios, dentre eles, 6 são cidades (Coelho Neto, Codó, Santa Inês, Bacabal, Colinas e Coroatá) onde têm campi da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

De acordo com Regina Castro, haverá novidades no Programa Ensinar que irão proporcionar uma formação mais completa para os estudantes, como a possibilidade de participação em  bolsas de pesquisa e extensão.

“A UEMA vem conseguindo cumprir sua função social de dar a oportunidade para as pessoas do interior de se qualificarem para exercer da melhor maneira possível a docência”, ressaltou.

A previsão de início das aulas do ‘Ensinar’ é agosto de 2017.

Por: Débora Souza