Edital PIBIC 2017 está com inscrições abertas

Por em 6 de março de 2017

PIBIC_UEMAA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEMA lançou o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2017. O objetivo do Programa é estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da UEMA, além de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de abril, na Coordenadoria de Pesquisa da PPG, das 9 às 18 horas. As propostas de inscrição provenientes dos campi instalados nas demais regiões, isto é, fora da capital, poderão ser encaminhadas pelo serviço de correspondência (protocolo) da UEMA ou via correio por SEDEX. Será considerada a data da postagem, que deverá estar dentro do período estabelecido no Edital.

Neste ano, o PIBIC conta com quatro modalidades: CNPq/UEMA/FAPEMA, Internacionalização, Sustentabilidade e Ações Afirmativas.

– Modalidade CNPq/UEMA/FAPEMA

Nesta modalidade, o objetivo é estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da Universidade, despertando a vocação científica e incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa, além de contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

– Modalidade Internacionalização

Na modalidade Internacionalização, busca-se envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais com grupos de instituições de ensino e/ou pesquisa localizados fora do Brasil, com o intuito de promover a cooperação internacional.

– Modalidade Sustentabilidade

Visando a ambientalização dos campi da Universidade Estadual do Maranhão, a modalidade Sustentabilidade busca promover um ambiente saudável e a segurança ambiental dentro dos campi da instituição.

– Modalidade Ações Afirmativas

Esta modalidade busca ampliar a oportunidade de formação técnico-científica a estudantes, cuja inserção no ambiente acadêmico ocorreu por uma ação afirmativa (sistema especial de reserva de vagas), para fortalecer a política de ações afirmativas, já existente na UEMA.

Os interessados devem ficar atentos aos requisitos e à documentação exigida nos editais de cada modalidade, que podem ser acessados abaixo:

Modalidade CNPq.UEMA.FAPEMA

Modalidade Internacionalização