Mais de 470 alunos da UEMA recebem outorga de grau em São Luís

Por em 13 de março de 2017

IMG_2697

Na última quinta, 9, a Universidade Estadual do Maranhão deu início à temporada de colações de grau da Instituição. Mais de 470 concludentes dos Campi Paulo VI (São Luís), Grajaú e Caxias receberam a Outorga de Grau. A cerimônia foi realizada no Residencial Recepções, na capital.

IMG_2780

A outorga foi concedida a alunos de 35 cursos de graduação da UEMA: Administração Bacharelado, Administração Pública Bacharelado EAD, Arquitetura e Urbanismo Bacharelado, Agronomia, Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Ciências Licenciatura em Biologia, Ciências Licenciatura em Física, Ciências Licenciatura em Matemática, Ciências Licenciatura em Química, Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura, Direito Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil Bacharelado, Engenharia da Computação Bacharelado, Engenharia Mecânica Bacharelado, Engenharia da Pesca Bacharelado, Engenharia da Produção Bacharelado, Filosofia Licenciatura EAD, Física Licenciatura, Formação de Oficiais da Polícia militar do MA-CFO PM, Formação Pedagógica de Docentes, Geografia Licenciatura e Bacharelado, História Licenciatura, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas, Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Espanhola e Literaturas, Matemática Licenciatura, Medicina, Medicina Veterinária Bacharelado, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Pedagogia Licenciatura EAD, Química Licenciatura, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia Bacharelado e Curso Sequencial de Educação Superior com Formação específica em Gestão de Segurança do Trabalho.

IMG_2870

Reitor da UEMA

Diante de uma plateia de mais de 1.500 pessoas, composta por autoridades, formandos e familiares, o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, afirmou que é preciso humanizar o conhecimento, para além da técnica e da profissão, ou seja, é preciso que os recém-graduados tenham mais sensibilidade e solidariedade em suas atuações profissionais. Segundo ele, esses dois componentes tão humanos e, às vezes, tão distantes do cotidiano, são dois elementos indispensáveis para o compromisso das profissões.

O Reitor ratificou as pessoas precisam estar dispostas a vivenciar e realizar três atributos essenciais ao conhecimento científico. “O primeiro: temos que estar dispostos a admitir a nossa própria ignorância, do latim, ignorare, ou seja, “não saber”, e quanto mais não sabemos, mais temos condições de aprender. Segundo: precisamos estar dispostos a quebrar paradigmas, a compreender que não existem teorias sagradas, não existem ideias perfeitas. Por último, é necessário ter a disposição para gerar tecnologia e ampliar capacidades para além da geração de teorias”

Ele concluiu que se as pessoas conseguirem conjugar e exercer essas três disposições, estarão muito próximos de realizar conhecimento, que impregnado de humanismo, possa melhorar as suas vidas e de toda a sociedade.

Gestores da UEMA e autoridades durante colação de grau

Na solenidade de Outorga de Grau, o orador oficial dos formandos foi o concludente Julielton Valois, do curso de Química Licenciatura e a paraninfa da noite foi a professora Rossane Carvalho, do curso de Engenharia de Produção. Ela representou os demais paraninfos. O juramento foi prestado pela concludente Tania Lavra, do curso de Pedagogia.

IMG_2953

Neste semestre, o título de mérito acadêmico foi concedido ao aluno Francisco Almeida Pinho do curso de Formação de Oficiais, Polícia Militar Bacharelado. Esse título é dado ao aluno em destaque e reconhecimento ao seu desempenho ao longo do curso de graduação. Francisco Pinho teve o melhor coeficiente de rendimento dentre todos os formandos concludentes da noite. A entrega do troféu de mérito acadêmico foi entregue pelo Reitor da Universidade.

Veja aqui todas as fotos da Colação de Grau em São Luís

Próximas colações da UEMA:

21 de Março – Campus Timon

22 de Março – Campus Caxias

23 de Março – Campus Codó

29 de Março – Campus Santa Inês

30 de Março – Campus Bacabal

06 de Abril – Campus Balsa

11 de Abril – Campus Pinheiro

19 de Abril – São João dos Patos

Por: Walline Alves

Fotos: Rafael Carvalho