UEMA Campus Timon inaugura setores de pesquisa em linguagem e práticas pedagógicas

Por em 29 de março de 2017

liapA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Timon inaugurou, dia 22 deste mês, o Núcleo de Pesquisa em Literatura e Linguagem; a Brinquedoteca e o Laboratório Interdisciplinar de Apoio Pedagógico (LIAP).

Descerraram as placas de inauguração o reitor Gustavo Pereira da Costa, os pró-reitores Antônio Roberto Serra (Proplan), Andréa de Araújo (PROG) e Paulo Catunda (Proexae); a diretora do Campus Timon, Edite Sampaio;a coordenadora do LIAP, Lucimary Barbosa; a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Linguagem, Silvana Pantoja; além de assessores e professores.

Para o reitor Gustavo Pereira cada uma das inaugurações na UEMA devem ser comemoradas porque trazem mais ânimo ao corpo acadêmico no desenvolvimento de suas atividades.  “Ficamos felizes a cada nova semente que é plantada e já visualizamos os frutos que virão a partir disso. O mundo de hoje não mais comporta o conhecimento sem reflexão, sem investigação científica  e sem o desejo de novas descobertas. Construir uma parede é difícil, porém o mais difícil é o deserto das ideias. Foram as ideias e vontade que fizeram surgir cada um desses espaços”, ressaltou.

Núcleo de Pesquisa em Literatura e Linguagem – núcleo interdiscinúcleo de pesquisa timonplinar onde os professores poderão reunir-se com os alunos  e pesquisadores de outras instituições para desenvolvimento de pesquisas.

Laboratório Interdisciplinar de Apoio Pedagógico (LIAP) – fomenta a criação de espaços, estruturas e recursos para formação docente, e é composto pelo Núcleo de Documentação em Alfabetização e Letramento, Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais e Núcleo de Linguagens e Tecnologias da Informação e Comunicação. Nele serão produzidos projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à formação inicial e continuada de professores, mas também, estenderá seu atendimento aos docentes e discentes dos bacharelados nas questões didático pedagógicas. Além disso, atenderá professores e alunos das escolas de Ensino Fundamental por meio de orientações técnicas, cursos, palestras, exposições pedagógicas e projetos de ensino.

Brinquedoteca – vinculada ao LIAP, é um espaço de apoio às práticas pedagógicas. Nela serão desenvolvidos jogos educativos, trabalho com material reciclável e contação de histórias.brinquedoteca

Homenagem

Na ocasião, houve também uma homenagem à memória da professora Raimunda de Carvalho Sousa, mais conhecida como D. Mundoca, cujo nome foi gravado na placa do auditório principal do Campus Timon.

“Recebam essa homenagem como reconhecimento da UEMA pelos grandes feitos de D. Mundoca. Uma homenagem simples, mas que, para todo sempre, estará registrado como Auditório Professora Raimunda de Carvalho Sousa”, disse o reitor Gustavo Pereira.

Familiares, amigos, colegas de profissão também puderam expor suas lembranças e carinho por D.Mundoca.

“As homenagens que ela recebeu e ainda recebe são justas pelo trabalho que desenvolveu. Essa homenagem póstuma nos alegra porque sempre quando houver eventos aqui será mencionado o nome dela e irão se perguntar quem era D. Mundoca, perpetuando os feitos dela”, disse Ana Cecília, neta de D. Mundoca.

auditório timon

Por: Débora Souza