UEMA e Embrapa dialogam para consolidação de parceria institucional

Por em 16 de março de 2017

O reitor Gustavo Pereira da Costa recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), uma comitiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para tratar das parcerias institucionais entre as duas instituições.

Na oportunidade, a equipe da Embrapa foi recebida também pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, pela diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide e pela coordenadora de Pós-Graduação, Rita Seabra.

Durante a reunião, o reitor Gustavo Pereira da Costa reafirmou os laços entre as instituições:

“Nós assumimos o entendimento de que é necessário sempre realizar projetos compartilhados, e é nesse sentido que estamos dando início às conversações. Com o aprofundamento do convênio já assinado, nós vamos poder compartilhar espaços, fazer intercâmbio de profissionais e realizar pesquisas em conjunto. É um dia realmente histórico e a Universidade Estadual do Maranhão tem uma satisfação muito grande em não só receber a Embrapa, mas tê-la como parceira efetiva daqui pra frente”, pontuou o gestor.

A chefe Geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça, destacou a importância da consolidação da parceria com a academia para a geração de conhecimento e desenvolvimento do Estado.

“Queremos institucionalizar e ampliar a nossa cooperação com a UEMA. Nós já temos um convênio com a Universidade, mas detectamos várias outras necessidades, como o compartilhamento de espaços, conhecimentos e pessoas, que, consequentemente, ampliará o convênio que nós já temos. Buscamos também expandir nossa participação nos programas de graduação e pós-graduação, no uso compartilhado desses espaços. Sou egressa da UEMA e ela é nossa parceira número um para consolidar a nossa presença e estimular a pesquisa e o desenvolvimento no Maranhão”, frisou.

A comitiva da Embrapa, junto aos gestores da instituição, também visitaram os espaços da Fazenda Escola de São Luís, e as atividades do Centro de Ciências Agrárias.

Por: Carol Ribeiro