UEMA participa Reunião Administrativa da ABRUEM em Brasília

Por em 1 de março de 2017

DSC_0008Iniciando às suas atividades em 2017, a ABRUEM realizou, no último dia 22, reunião administrativa em que discutiu-se diversos assuntos, entre eles, o “Pacto sobre direitos humanos em educação nas universidades”. A palestra foi ministrada por Daniel Ximenes, diretor do Departamento de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, da SECADI/MEC.

A apresentação teve como objetivo promover iniciativas sobre diversidade e ao enfrentamento do preconceito, da discriminação e da violência no ambiente universitário, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e de proteção e promoção dos direitos humanos nas IES.

Segundo o vice-reitor Walter Canales, que esteve presente no encontro, a UEMA vai aderir ao pacto, o que significa uma série de ações de melhorias no ensino, na pesquisa e na extensão, de modo a alcançar o propósito estabelecido.

Durante a reunião, os representantes das universidades presentes, ainda aprovaram intenções de criação de mais duas câmaras temáticas na ABRUEM: a Câmara de Gestão e Legislação e a Câmara das Universidades Municipais. A efetiva criação destas câmaras, ocorrerá em votação no Fórum da ABRUEM, que acontecerá no próximo mês de junho.

O presidente da ABRUEM e reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, apresentou o posicionamento da entidade em relação ao apoio à PEC que não proíbe a cobrança dos cursos Lato Sensu. De acordo com as discussões, o projeto é flexível no sentido que faculta a cobrança de taxas e mensalidades nessa modalidade, excetuando-se as Residências Médicas e os mestrados profissionais. Visando o andamento da proposta, ocorreu a primeira votação na Câmara dos Deputados e a segunda votação será realizada nesta primeira quinzena do mês de março.

Na oportunidade, os reitores presentes foram convidados pelo vice-reitor da UEMA e pelo presidente da Câmara de DSC_0005Educação a Distância da ABRUEM, reitor da UDESC, professor Marcus Tomasi, para o I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior, previsto para acontecer no período de 27 a 29 de junho, em São Luís, promovido pela UEMA.

Em Brasília, os reitores da ABRUEM foram recebidos no dia 23 pelo secretário Paulo Barone, da Secretaria de Educação Superior – SESU, para discutir a ampliação do Sistema de Ensino Superior. Na ocasião, o secretário relatou as dificuldades para compatibilizar os programas existentes com a crise financeira que passa o país, mas mostrando-se otimista para uma racionalização do que está planejado de modo a garantir a qualidade do ensino superior.

Diante disso, foram apresentadas as demandas das universidades estaduais para que a Secretaria estude a melhor forma e a possibilidade de atendê-las. O PNAEST e outras formas de assistência estudantil vinculadas à adesão ao SISU foram as mais focadas.

O professor Walter disse que a avaliação positiva na participação da UEMA nestas reuniões, é que, além de marcar posição, é manter-se atualizada sobre as ações da ABRUEM. Nestes eventos, segundo Walter, são tratados assuntos fora da pauta entre os reitores, que visam à troca de experiências para soluções de situações do dia a dia comuns às universidades filiadas.