Vice-reitor reúne-se com representante da Secretaria de Pesca para tratar sobre obras do CEMPEA

Por em 14 de março de 2017

sobre cempeaOntem (13), o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales Sant’Ana, recebeu a visita do representante da Secretaria da Pesca e Aquicultura, Flávio Augusto Modesto, para tratar sobre questões relativas ao convênio para construção do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (CEMPEA) no campus Paulo VI.

A construção do prédio do CEMPEA teve início em setembro de 2011 e foi executada até setembro de 2014, com conclusão de somente 45,39% da obra. Fatores como a mudança no vínculo da Secretaria (antes ligada ao Ministério da Pesca e Aquicultura – extinto em outubro de 2015), atualmente, vinculada ao Ministério da Agricultura, fizeram com que os recursos destinados à obra fossem retidos.

Sobre isso o vice-reitor reforçou a necessidade de celeridade do processo como resposta aos docentes e discentes. “Os recursos estão retidos há 3 anos por razões burocráticas, só que os professores e alunos da Engenharia de Pesca solicitam um prédio apropriado para desenvolvimento de suas atividades o quanto antes”, ressaltou.

Para Flávio Augusto o momento foi propício para esclarecimento das dúvidas e orientações sobre os procedimentos necessários para liberação dos recursos. “O motivo principal dessa visita foi verificar o que está faltando para a liberação da outra parcela do convênio”, disse.

O professor do Curso de Engenharia de Pesca, Carlos Riedel, que também participou cempea2da reunião, expressou otimismo sobre o esforço da gestão da UEMA para a conclusão da obra. “Temos visto o empenho da Reitoria indo a Brasília pleitear sobre essa situação, tentando vencer esses entraves burocráticos e conseguir a conclusão do prédio. Há uma demanda do Estado e uma pressão dos alunos para que isso seja feito”, disse.

Também participaram da reunião a professora do Curso de Engenharia de Pesca, Marina Figueiredo; o fiscal do convênio, Rafael Barros; assessores e técnicos.

Na ocasião, eles também visitaram o local onde o prédio está sendo construído.

Sobre o CEMPEA

O Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura – CEMPEA compreende um complexo arquitetônico projetado para a área de domínio da Cidade Universitária Paulo VI com 8,28 ha e perímetro de 1.231,25 m, que será composto por salas de aula, laboratórios e um conjunto de Tanques Criatórios e Lagoas.

Objetiva promover, no ensino e extensão, a qualificação dos alunos dos cursos de graduação e nível médio do estado, como também capacitar e dar assistência técnica a produtores de todo o estado. Na área da pesquisa, se propõe à promoção dos estudos de novas espécies da pesca para cultivo, e na validação de produtos e desenvolvimento de novas formulações de rações.

cempea3

Por: Débora Souza