Cultura na UEMA

Por em 12 de abril de 2017

1

Conselho Universitário cria a Bolsa Cultura, primeira da Instituição nessa linha

No Maranhão podemos identificar diferentes tipos de culturas. A partir delas, são expressas manifestações em cores, literaturas, artesanatos, ritmos, danças, etc., que fazem deste um estado de grandes riquezas culturais.

Pela pluralidade em culturas desse estado, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Conselho Universitário, criou a Bolsa Cultura. Essa é uma bolsa de extensão do Programa Campus Cultural UEMA, que visa a promoção de ações e registros artísticos e culturais de forma a integrar saberes, habilidades e expressões literárias, artesanais, musicais, performáticas, visuais e outras, na relação universidade e sociedade.

O desenvolvimento, registro e circulação de atividades artísticas e culturais nos diversos campi da UEMA estão entre os principais objetivos da Bolsa. Segundo o Coordenador do Programa Campus Cultural da UEMA, Greilson Lima, a partir dos projetos realizados por meio da Bolsa Cultura, a UEMA ganhará uma nova atmosfera. O ensino e a pesquisa nas áreas de artes e cultura, também serão possibilitados por meio da Bolsa Cultura, promovendo a formação de agentes culturais, a educação para diversidade e a formação de um público de cultura.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, considera que esse é um importante incentivo à promoção das artes e da cultura, atividades ainda pouco exploradas no ambiente universitário. “Será um mecanismo de apoio às diversas manifestações artísticas no âmbito da UEMA, que permitirá consolidar um ambiente rico em cultura para a comunidade acadêmica”, releva.

reggae

Neste primeiro momento, poderão submeter projetos na Bolsa Cultura os docentes efetivos da UEMA, com possibilidades futuras de acolher os docentes de contrato temporário. As inscrições serão realizadas no período de 17 de abril a 19 de maio de 2017, das 9 h às 12 h e das 14 h às 18 h, na Coordenação de Cultura /PROEXAE. Os formulários e edital estão no site da PROEXAE (Veja aqui) http://www.proexae.uema.br/coordenacao-de-cultura/

Serão oferecidas vinte e quatro Bolsas Culturas com vigência de 01 de setembro de 2017 a 31 de agosto de 2018.

Atualmente o Programa Campus Cultural possui 48 bolsas, direcionadas em cinco modalidades: artes visuais; artesanato; música; literatura e poesia; e artes da cena (ritual, performance, teatro e dança).

Por: Walline Alves

Fotos: Luís Paulo Sousa e Fábio Abreu