Equipe Zeus expõe resultados em aerodesign para patrocinadores e gestores

Por em 10 de abril de 2017

aeromodelismo1A equipe Zeus, formada pelos estudantes dos cursos de Engenharia e Física da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), reuniram-se com patrocinadores, colaboradores e gestores da IES para apresentar os resultados obtidos nas competições da SAE Brasil de Aerodesign.

O grupo foi criado em 2007 com o objetivo de projetar aeronaves não-tripuladas para competições de aerodesign.

Na competição da SAE Brasil, a equipe desenvolve um projeto de aeronave rádio controlada, desde a sua concepção, construção e testes. As etapas compreendem competição de relatório, competição de voo e apresentação oral. A premiação é participação na competição internacional.

Em 2016, a Zeus levou a aeronave Athenas e conquistou o 4º lugar na classificação aeromodelismo2das regiões Norte/Nordeste e 12º lugar em desempenho na classificação nacional.

A produção científica da equipe nos últimos anos envolveu teste de carregamento nos servos, túnel de vento, laminado de fibra de carbono, longarina de fibra de carbono e CNC.

Os estudantes aproveitaram a oportunidade para mostrar as metas para este ano: aumentar a carga útil da aeronave (de 7,5kg para 10kg), melhoria do perfil aerodinâmico, drop test no trem de pouso, teste de tração disponível dinâmico, estudo do material de compensado laminado com fibra de carbono e sistema de análise de torque com célula de carga.

Mais informações sobre a Equipe Zeus nas redes sociais facebook  e @equipezeusma

zeus

Por: Débora Souza