II Seminário Proqualit debate a Pós-Graduação na UEMA

Por em 26 de abril de 2017

proqualit (2)Durante três dias, professores, alunos, pesquisadores e gestores participam do II Seminário Proqualit, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEMA. O evento, que teve início na manhã desta quarta-feira (26), no auditório do UEMAnet, busca apresentar um balanço das atividades realizadas no ano e traçar desafios para o ano seguinte.

O Seminário objetiva ainda dar prosseguimento às atividades do Programa, articulando o Plano de Ação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação à discussão sobre as melhorias a serem implementadas nos Programas de Pós-Graduação já visitados pelos consultores e às visitas a outros programas.

Durante a solenidade de abertura, o vice-reitor da UEMA, Walter Canalles Sant’ana, que representava o reitor Gustavo Pereira da Costa, destacou o empenho da PPG para a consolidação dos programas de pós-graduação da Universidade.

“Gostaria de parabenizar o trabalho da PPG, uma Pró-Reitoria séria, e por vezes até incompreendida por essa seriedade, mas que precisa se espelhar nos avaliadores dos Programas, que tem uma linha igualmente séria e exigente. E o Proqualit vem para que tenhamos um constante processo avaliativo, de uma forma mais interna, para que os nossos avaliadores, coordenadores e professores estejam sempre integrados e sabedores das necessidades para que os nossos Programas melhorem”, apontou o gestor.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, o Proqualit é uma forma de trazer para o primeiro plano a importância da pesquisa na pós-graduação:

“A PPG não tem no seu dia a dia a produção de muitos eventos, mas esse é um momento de prestação de contas e apresentação de problemas e proqualit (1)propostas. Por isso é fundamental que todos os participantes, ao longo do evento, cumpram sua função de difusão das informações”, destacou.

Ainda durante a solenidade de abertura, o consultor do Proqualit, Enídio de Oliveira, ressaltou a importância do debate conjunto para a qualidade dos Programas da Universidade. “Como consultor, tivemos a oportunidade de fazer um trabalho concreto em todos os ambientes dessa universidade. Temos certeza de que muitos frutos foram colhidos e decisões foram tomadas no sentido de dar mais organicidade e prestígio aos docentes e discentes dos Programas. Essa proposta de manter sempre um diálogo permanente na UEMA é que fará o diferencial”.

Palestras e debates

O II Seminário Proqualit se estende até a próxima sexta-feira (28), e integra em sua programação palestras, debates e lançamento de livros.

Ainda durante a manhã, a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação fez um Balanço das Atividades de 2016 e Apresentação do Plano de Ação para o ano de 2017. Na ocasião, Marcelo Cheche destacou as principais conquistas da Universidade.

“Tivemos aprovação de novos mestrados, expansão da iniciação científica, um novo conjunto de resoluções de incentivo à pesquisa na UEMA, como a criação da bolsa técnico de nível superior para os laboratórios e um mecanismo de repasse de recursos para os coordenadores de mestrado e de doutorado fazerem a gestão dos Programas”, destacou.

Confira a Programação!

Texto: Carol Ribeiro