UEMA participa de preparatórios para II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena

Por em 6 de abril de 2017

aldeiaRepresentantes do Campus de Zé Doca, em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC), participaram de encontros preparatórios para a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI), que será realizada em Brasília no mês de novembro.

A Conferência terá como tema “Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos povos indígenas”.

Nas etapas das aldeias, foram discutidos os eixos definidos pela Conferência e designados representantes indígenas que socializarão com demais participantes do Brasil os avanços e entraves da política de educação escolar indígena em nível nacional, regional e local.

No último mês, a UEMA, representada pela direção do Campus de Zé Doca e da Coordenação da Licenciatura Intercultural Indígena, participou da conferência local na Aldeia Turuzinho, do Povo Ka’apor.

Para o diretor do Campus, Sérgio Roberto Ferreira Nunes: “as experiências dos indígenas com saberes em etnomatemática podem ser potencializadas, o que se reverterá em melhoria da educação diferenciada nas aldeias. A realização da Conferência foi uma grande oportunidade para estreitar laços entre a UEMA e o povo indígena Kaapór”, frisou o docente.

Foram indicados três representantes da comunidade educativa Kaapór para participarem da conferência regional a ser realizada em maio no estado do Tocantins.

“A UEMA tem estabelecido uma parceria construtiva com os povos indígenas e o poder público para a melhoria da política de educação escolar indígena em nosso Estado”, finalizou Sérgio Roberto.

Texto: Carol Ribeiro