Curso de Geografia realiza I Encontro do Dia do Geógrafo

Por em 17 de maio de 2017

bannerO Curso de Geografia do Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia e o Centro Acadêmico de Geografia, realizará o I Encontro do Dia do Geógrafo, que acontece no dia 29 de maio, no prédio do Curso.

O evento traz à baila a temática “Geografias em Questão”, para aprofundar questões sobre o profissional licenciado e bacharel em Geografia: “Será um dia destinado a debates e discussões em torno dos temas geográficos, troca de ideias, roda de conversa, juntamente com os profissionais dos outros Cursos de Geografia de São Luís”, explicou a professora Nádja Bessa.

Na ocasião, coordenadores, professores, alunos e ex-alunos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Faculdade Santa Fé e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), estarão reunidos em atividades variadas para aprofundar questões do profissional da área.

Também integram a comissão organizadora as professoras Iris Porto, Kedma Madalena e o CAGEO.

As inscrições podem ser feitas no link: https://goo.gl/forms/PZGqXboTW3IVUqo2

As inscrições para alunos custam R$5,00 com mini curso (30 vagas) e R$ 10,00 com mini curso e aula de campo. Para professores, o valor é de R$10,00, sendo que o pagamento será realizado no credenciamento.

O evento confere certificado aos inscritos.

Confira a Programação:

(09:00h às 11:00h) – Aula de campo no espaço da Universidade: Uso da bússola para elaboração de croquis. Profº Cláudio Eduardo de Castro (UEMA).

(15:00 h às 16:00 h) – Encontro de Coordenadores de Curso e professores de Cursos de Graduação e Pós Graduação em Geografia.

Tema 1: – Demandas dos Cursos de Geografia – Prof. José Sampaio de Mattos Junior e profª.  Irecê Portela Figueiredo Santos

Tema 2: Atualização das Diretrizes do MEC para Cursos de Geografia – Profª Kedma Madalena Gonçalves

Local: Sala de Reunião do Curso de Geografia UEMA (Coordenadora: Profª Kedma Madalena  Gonçalves – UEMA).

(16:00h às 18:00h) – Mini Cursos.

1 – Paisagens e Fotografia – Profª Ana Rosa Marques (UEMA)

2 – O Sistema Clima Urbano (SCU) e sua aplicação na Ilha do Maranhão- Prof. Luiz Jorge (UEMA)

3 – Motivações Pedagógicas na formação do professor de Geografia – Profª Irecê Portela Figueiredo Santos (UFMA)

4- O livro didático de Geografia: encontros e desencontros. – Prof. Márcio Celeri (UFMA)

Local: Salas do Curso de Geografia da UEMA (Coordenadora: Profª Nadja Furtado Bessa dos Santos – UEMA).

Roda de Conversa: “O Profissional da Geografia” (18:30h às 20:30h)

Prof. Ademir Terra (UEMA)

Prof.  Jorge Hamilton Souza dos Santos (UFMA)

Presidente do CREA Cleudson Campos da Anchieta

Lançamento do livro: “Geografias em Questão”

Local: Auditório do CECEN/UEMA (Coordenadora: Profª Iris Maria Ribeiro Porto – UEMA).

(20:30h às 22:30h) Encerramento: Socialização

Local: ASSUEMA