Embaixador do Vietnã visita Laboratório de Diagnóstico de Enfermidades de Crustáceos instalado na UEMA


Por em 15 de maio de 2017



IMG_2884A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu, nessa sexta-feira (12), a visita do embaixador do Vietnã, Do Ba Khoa, que conheceu as instalações do Laboratório Oficial de Diagnóstico de Enfermidades de Crustáceos, localizado no Campus Paulo VI.

O embaixador está de passagem pelo Maranhão, desde o início da semana passada, e mantém diálogo com o Governo do Estado sobre oportunidades de investimento no Maranhão.

A comitiva vietnamita foi recebida pelo vice-reitor da UEMA, Walter Canalles Sant’ana, pelo assessor de Relações Internacionais, Thales Passos Andrade, e demais pesquisadores da Instituição.

“A UEMA e o Maranhão conseguiram reunir todos os quesitos necessários para a construção deste laboratório, para torná-lo cada vez mais útil para a sociedade, com a elaboração de pesquisas que refletem o engajamento social da instituição”, apontou Walter Canalles.

O assessor de Relações Internacionais, Thales Passos Andrade, explicou que o Laboratório de Diagnóstico de Enfermidades de Crustáceos surgiu a partir de um convênio com o Governo Federal:

IMG_2876“O LAQUA/UEMA integra a Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura (RENAQUA) dedicada ao diagnóstico de doenças infecciosas de camarões e demais crustáceos. O Laboratório surgiu a partir de um convênio com o Governo Federal. Estamos concluindo o processo de implantação, mas já trabalhamos há mais de um ano com análise de amostras, desenvolvendo pesquisas para melhoria do setor produtivo”, destacou o docente.

O LAQUA cumpre uma série de exigência de padrões laboratoriais, contando com Sala de Imagem, Sala de Amplificação, Sala de Ultrafreezer (com temperatura de -80°), Sala de Extração, Sala de Clivagem e Sala de Bioensaio.

“Muito interessante conhecer a estrutura física e de equipamentos do laboratório. Estamos abertos para diálogos futuros com a UEMA. O compartilhamento de ideia entre os dois países trará bastante benefício a ambos”, apontou o embaixador Do Ba Khoa.

 

Texto: Carol Ribeiro

Fotos: Luís Paulo



Últimas Postagens