Inicia o I Seminário de Linguística Aplicada no Campus Paulo VI


Por em 30 de maio de 2017



IMG_5252Teve início hoje (30), no auditório do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o I Seminário de Linguística Aplicada sobre o tema “Diálogos de Ensino e Letramento”.

O evento, que é organizado pela Direção do Curso de Letras e Diretório Acadêmico “Ubuntu”, oportuniza a interação acadêmica no âmbito do estudo da Linguística, a fim de trocar experiências, renovar conhecimentos e inter-relacionamento da comunidade acadêmica.

As discussões abrangem Linguística Aplicada no que se refere ao ensino das línguas estrangeiras e da linguagem, e como essa disciplina implica na prática dos diálogos de ensino e letramento.

A mesa da solenidade de abertura foi composta pela diretora do Curso de Letras, Mary Joice Paranaguá Rios; o chefe do Departamento de Letras, Iran de Jesus Rodrigues passos; e a palestrante Tereza Cristina Mena Barreto de Azevedo.

Durante sua fala, a professora Mary Joice deu boas vindas aos participantes e explicou a importância da realização do evento.”A Linguística Aplicada é uma ciência social que estuda os diversos aspectos da linguagem e tem caráter interdisciplinar, portanto, este Seminário vai ser de grande importância para os acadêmicos que se inscreveram, independente do curso no qual estão matriculados”, disse.

Já o professor Iran Passos falou da sua expectativa sobre o evento: “Nós esperamos que, através do diálogo e debate, possamos evoluir em direção ao conhecimento. Desejo que os participantes deste Seminário obtenham o máximo proveito do que for apresentado nestes dias”.

Após a cerimônia, houve a palestra de abertura sobre “Aquisição da Linguagem à Luz do Modelo Gerativista”, ministrada pela professora Tereza Cristina.

A programação segue com comunicações orais, minicursos e oficinas no turno vespertino.

IMG_5262

Consulte a programação do segundo dia (31)

Palácio das Letras

14h – Sala 3- Comunicação Oral (discentes)

14h – Sala 4- Minicurso de Língua Portuguesa: Gramática da Língua Portuguesa com a profa. Maria José Quaresma Vale.

14h – Sala 5 – Minicurso de Língua Inglesa: Prática de Leitura em Língua Inglesa com a profa. Michelle Caldeira.

14h- Sala 6 – Minicurso de Língua Espanhola: A Oralidade no Ensino de Língua Espanhola : Uma abordagem necessária com a profa. Jeanne Silva.

14h – Sala 7 – Minicurso de Libras: Reflexão prática com a profa. Lívia Guimarães da Silva.

16h – Intervalo

Auditório do Curso de Ciências Biológicas

17h- Palestra de encerramento com profa. Fabíola de Jesus Soares Santana e prof. José Haroldo Bandeira Sousa. Mediadora: profa. Mary Joice Paranaguá Rios.

18h30 – Encerramento do Seminário

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens