O Curso de Letras da UEMA e AML assinam Termo de Cooperação

Por em 24 de maio de 2017

IMG_5210Com o objetivo de desenvolver um Programa de Ação Cooperativa na área de literatura e suas modalidades de expressão, a diretora dos Cursos de Letras, Mary Joice Paranaguá Rios, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), assinou, na noite de ontem (23), um Termo de Cooperação celebrado entre a Academia Maranhense de Letras e a UEMA, no auditório da AML.

De acordo com a diretora dos Cursos de Letras, Mary Joice Paranaguá Rios, os discentes e docentes terão, a partir da assinatura desse Termo, mais oportunidade de divulgação dos trabalhos desenvolvidos na Universidade, poderão participar dos vários eventos oferecidos pelo AML, ter à disposição a Biblioteca e o Acervo documental para estudo e pesquisa. Além disso, “nossos alunos e professores poderão apresentar as melhores teses, dissertações, monografias e trabalhos de gêneros no Salão Nobre aos membros da AML, o que gera uma aproximação e uma troca de conhecimentos entre os envolvidos”.

IMG_5222Estiveram presentes na solenidade, o presidente da AML, Benedito Buzar; o vice-presidente, Natalino Salgado; os acadêmicos da AML, Ceres Costa Fernandes; José Ewerton e o idealizador do Termo de Cooperação, Sebastião Duarte. Além dos diretores e coordenadores dos Cursos de Letras da UFMA, IESMA, Santa Fé e FACAM; alunos e convidados.

Segundo o presidente da AML, Benedito Buzar, “a assinatura do Termo de Cooperação é uma iniciativa nova e uma oportunidade de aproximar mais os alunos desta Casa. Nós precisamos estreitar esse relacionamento e abraçar esse novo momento, com muita energia para que a partir de agora seja um projeto permanente e não estanque. A Academia se sente honrada e feliz em firmar algo tão importante para a sociedade”.

O estudante e vice-presidente do Centro Acadêmico do Curso de Letras da UEMA, Mateus disse: “considero de extrema importância essa interação da AML com a Universidade, por trazer o aluno para um contexto em que ele realmente deve estar inserido e espero que isso seja cada vez mais frequente e expandido para que todos os alunos do Curso possam ter um maior conhecimento da Literatura Maranhense. Avalio que a gente tem uma dívida muito grande com os autores maranhenses, por muitas vezes super valorizar a Literatura de outros locais, em detrimento da nossa própria literatura, sendo que temos aqui autores que se destacam dentro e fora do Brasil”.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho