Reforma de prédios e Inauguração de laboratórios garante melhoria de infraestrutura no Campus Paulo VI

Por em 4 de maio de 2017

3Gestores, diretores e professores da UEMA acompanharam, durante toda a manhã dessa quarta-feira (03), a entrega de vários espaços que passaram por serviços de reforma e ampliação no Campus Paulo VI da Universidade.

Para oficializar a inauguração dos prédios e laboratórios, a administração superior da Instituição realizou o descerramento da placa do prédio da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), do Laboratório de Informática e Simulação, do Laboratório de Reprodução de Recursos Aquáticos, do Criadouro Científico para Pesquisa em Kinosternon Scorpioides, do Laboratório Experimental em Morfofisiologia do Grupo de Estudo Granato, do Sistema de Monitoramento de Informações Ambientais Via Satélite e do Estúdio de TV da ASCOM.

Durante as inaugurações, o reitor Gustavo Pereira da Costa apontou o esforço da administração superior para a melhoria da infraestrutura da Universidade.

“Infraestrutura é sempre um desafio, e será sempre um desafio melhorar as condições oferecidas para professores, servidores e alunos, tanto nos setores administrativos, quanto nos setores acadêmicos propriamente ditos. Creio que cada obra, seja da mais simples reforma, à ampliação ou prédio novo, exige muita dedicação, trabalho e comprometimento da equipe, para que ao final se possa ter um momento como esse, em que nos reunimos para um momento de realização e de cumprimento de um dever”, destacou.

O vice-reitor Walter Canales Sant’Ana também pontuou sobre a recuperação dos novos espaços: “Os novos ambientes irão permitir a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica, com uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de suas atividades. Que esses espaços sejam efetivamente bem utilizados pelos alunos e professores, e que essa iniciativa possa ser multiplicada onde for necessário”.

Novas Infraestruturas

Durante a inauguração do prédio da Pró-Reitoria de Graduação, a pró-reitora Andréa Araújo agradeceu o apoio da Prefeitura de Campus, do 5Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e dos demais envolvidos.

“É uma satisfação poder, simbolicamente, fazer a inauguração dessa obra, que foi tão aguardada e tão desejada por todos nós. Todos da Pró-Reitoria de Graduação estão se sentindo motivados, com os ânimos mais dispostos ao trabalho, porque há tempo precisávamos dessa melhoria da infraestrutura”, pontuou.

O Laboratório de Informática e Simulação, localizado no Centro de Ciências  Exatas (CCT), vai cobrir as necessidades das disciplinas que são comuns aos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação. Além da melhoria na estrutura física, o laboratório passou por modernização dos equipamentos e dos sistemas utilizados.

Na Fazenda Escola, os gestores inauguraram o Laboratório de Reprodução de Recursos Aquáticos, que será fundamental na execução de pesquisas sobre a reprodução de peixes nativos. “Como gestores, temos a responsabilidade de viabilizar as melhores condições para que os professores e alunos consigam executar o tripé da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão”, acrescentou a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa.

Já no prédio de Medicina Veterinária, foram inaugurados o Criadouro Científico  para Pesquisa em Kinosternon Scorpioides e o Laboratório Experimental em Morfofisiologia do Grupo de Estudo Granato. Os laboratórios atenderão alunos do mestrado em Ciência Animal e dos cursos de graduação da Instituição.

Ainda durante a manhã, foi inaugurado o Sistema de Monitoramento de Informações Ambientais Via Satélite, no Centro de Ciências Agrárias, que vai distribuir informações ambientais obtidas através de satélite para o Estado.

Encerrando as inaugurações, os gestores conheceram o Estúdio de TV da UEMA, que vai melhorar a qualidade da produção dos vídeos produzidos pela ASCOM, como relatou a Assessora de Comunicação, Maura Clea Araújo.

“Com o novo estúdio de TV, as produções que já eram realizadas pela ASCOM  ganharão mais profissionalismo e estrutura técnica para os vídeos produzidos: tanto os de cunho jornalístico quanto os vídeos institucionais. Dessa forma, a estética e a forma como os vídeos serão feitos no novo espaço possibilitam atrair mais público, e com isso aumentar as visualizações nas mídias digitais”, destacou.

O reitor Gustavo Pereira da Costa também aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da Universidade estar inserida nos diversos espaços da sociedade em rede.

“A dinâmica hoje nos impõe instrumentos que possam não apenas agilizar, mas alcançar um maior público possível de pontos de recepção. E esse é mais um instrumento de inserção da UEMA neste mundo digital que nós vivemos hoje. Nós estamos absolutamente inseridos na chamada sociedade em rede, onde fazermos parte dessa grande malha de informação e comunicação, é um requisito de sobrevivência institucional”, finalizou o gestor.

Texto: Carol Ribeiro

Fotos: Rafael Carvalho