UEMA participa de discussão sobre Planejamento e Orçamento do Estado

Por em 26 de maio de 2017

Proplan (1)A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou, na manhã desta sexta-feira (26), da Reunião de Nivelamento para a Elaboração do Planejamento e Orçamento do Estado para o ano de 2018.

O evento, que aconteceu na sala de reunião – segundo piso – do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, contou com a presença do secretário adjunto de Planejamento e Orçamento da SEPLAN, Roberto Santos; dos representantes da UEMA, José Ribamar Soares, Paulo Ronchi e José Oscar; bem como de gestores de diversos órgãos do estado.

Roberto Santos disse que a reunião teve três objetivos: o primeiro, compartilhar os resultados alcançados pelaProplan (9) atual administração estadual; o segundo, nivelar os instrumentos de planejamento de caráter orientativo; e o terceiro, apresentar um plano de trabalho para 2018, no que se refere à secretaria de Planejamento e Orçamento. “Neste encontro tivemos a importante contribuição da Universidade Estadual do Maranhão, que apresentou uma estratégia de trabalho, que está desenvolvendo com muita competência, o que acabou servindo como benchmarking para os demais órgãos, que gostaram muito da apresentação” declarou Roberto.

Na ocasião, Paulo Ronchi apresentou o novo modelo de Planejamento e Gestão da UEMA, ao defender o tema “Construindo um modelo de gestão estratégica universitária”, que chamou a atenção de todas as assessorias de planejamento do estado tanto da administração direta como da indireta e das autarquias presentes.

Proplan (4)“A UEMA, como uma instituição ligada ao estado, trabalha em prol de um planejamento único e em benefício da sociedade, prestando serviços nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. O modelo que temos adotado no que se refere ao planejamento e orçamento integrado, pode ser seguido por qualquer setor do estado, porque vejo uma importante eficiência tanto na comunicação quanto no cumprimento dos objetivos”, avalia Paulo. Ele explica, ainda, que “a importância de realizar o que foi planejado é legitimar o processo de planejamento”.

Ao final, Paulo conclui a participação da UEMA no evento, mostrando o valor da instituição para o Estado do Maranhão, no sentido de fortalecer a interação com a sociedade civil e com o poder público, estimular as relações de cooperação com instituições públicas e privadas nacionais e internacionais, posicionar-se como instituição de referência acadêmica na formação de profissionais e na produção de conhecimento e, por fim, firmar-se como universidade pública, gratuita, autônoma e essencial para o desenvolvimento do Estado do Maranhão.

Texto: Alcindo Barros