UEMA realiza 3ª Mostra de Profissões

Por em 25 de maio de 2017

mostra2A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROG) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PREXAE), realizou nesta quinta (25), a 3ª Mostra de Profissões, da instituição. O evento foi realizado em São Luís no Campus Paulo VI, e em mais oito Campi da Universidade.

O evento teve como objetivo orientar os estudantes do último ano do Ensino Médio, bem como alunos de cursos pré-vestibulares, na escolha profissional de modo a tornar o ingresso na Universidade mais consciente.

De acordo com o coordenador da Mostra, Luis Jorge Dias, durante o evento os estudantes passaram por uma orientação vocacional diferenciada. “Oferecemos uma orientação vocacional de forma mais prática, lúdica, didática e participativa das profissões, além de apresentar o que é a Universidade. Essa vivência hoje traz um impacto positivo na vida da pessoa que vai escolher nos próximos meses qual a carreira seguir”, afirmou Luis Dias.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação, Andrea de Araújo, com o evento, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre os cursos oferecidos pela Universidade, sobre o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), além de conhecer projetos de pesquisas, laboratórios e outras instalações da UEMA.

“Durante a Mostra, oferecemos aos alunos diversas informações aos participantes sobre os cursos de graduação, sobre o Programa Ensinar, entre outros. Nossa intenção é proporcionar aos alunos a vivência da rotina acadêmica através das atividades oferecidas na nossa instituição, despertando nos alunos a escolha pela profissão que eles mais se identificam”, frisou Andrea.

mostra1

O Vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana, destacou a importância do evento. “Essa Mostra é uma oportunidade singular de conhecer a Universidade e todas as suas potencialidades. Os professores e coordenadores estiveram preparados para tirar toda e qualquer dúvida dos alunos, auxiliando assim nessa decisão e, consequentemente, o seu futuro acadêmico, que torcemos para que seja trilhado aqui na UEMA”, reiterou o Walter.

Durante todo o dia os estudantes contaram com uma programação variada, que incluiu acolhida aos participantes, palestras, visitas monitoradas aos centro/campi, com apresentações de laboratórios, projetos, atividades de pesquisa e extensão, informações sobre o PAES, sobre o Programa Ensinar e atrações culturais.

Para o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Henrique de Aragão Catunda, a Mostra, além de uma forma de divulgação dos cursos, é uma forma de construir sonhos. “Ao trazer esses alunos para a Universidade, para conhecer um pouco dessa realidade, estamos fomentando esse desejo de entrar na Instituição, para que queiram pleitear o curso do interesse deles”, disse o Pró-Reitor.

De acordo com o estudante Thales Pinheiro da Silva, do Centro de Ensino Cidade Operária I, o evento é uma oportunidade sanar dúvidas sobre as profissões: “Este projeto nos ajuda a imaginar qual carreira seguir, e hoje depois de conhecer mais sobre a engenharia mecânica, fiquei muito interessado no curso, que será minha escolha no vestibular. Assim como o evento contribuiu com minha escolha, tenho certeza que também ajudou muitos amigos nessa decisão”.

mostra3

Por: Polyanna Bittencourt