I Simpósio internacional sobre Inovação na educação superior é aberto oficialmente em São Luís


Por em 28 de junho de 2017



IMG_5917

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) deram início, na noite de ontem (27), ao I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES), que segue até amanhã (29), no Rio Poty Hotel, na praia Ponta D’Areia, em São Luís.

O simpósio, que se caracteriza como um evento grandioso, nasceu para discutir os grandes desafios no que diz respeito à inovação educacional. Para isso, é urgente a necessidade de estudos e reflexões sobre o cenário da educação superior no Maranhão e no Brasil.IMG_5947

Com um público nivelado em estudantes, profissionais e gestores das instituições públicas, pretende-se debater, durante o evento, temas levantados nas mesas redondas, por meio de pesquisadores e professores, direcionados aos grupos formados por universitários de graduação e pós-graduação, com interesse nas áreas econômicas, sociais, culturais, ambientais e ecológicas, politicas e estratégias, e educação e cooperação internacional.

Para o reitor Gustavo Costa, sediar um simpósio internacional na área de inovação e educação superior é uma grande conquista para o estado, para a UEMA e para os participantes, que terão a oportunidade de navegar em uma programação rica, com a apresentação de grandes nomes, conhecidos no mundo inteiro, no que se refere à inovação e ao reflexo de mudança na educação superior. “Acredito que a forma como nós conseguimos organizar este IMG_5867simpósio, com o apoio da ABRUEM, nos traz a imensa responsabilidade de realizarmos, ao longo destes três dias, um evento a altura das expectativas dos participantes, que terão um grande intercâmbio de ideias propositivas e de experiências, o que é um processo extremamente rico para todos”, declarou o reitor.

Falando sobre os efeitos da educação na vida do homem de hoje, o professor Antônio Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa-Portugal, que ministrou a palestra de abertura do simpósio, esclareceu que a educação é, hoje, uma área central das sociedades do século XXI. Segundo ele, esse não é um tema de especialistas, mas uma discussão que envolve toda a sociedade. “Por isso, é muito importante que tanto no Maranhão como em todos os estados brasileiros esse debate seja travado pelas escolas e pelas universidades do século XXI. Estamos vivendo uma fase fundamental de transformação por causa do digital e por outras razões. Daqui a 20 ou 30 anos nem as instituições escolares nem as universidades serão iguais às de hoje, por esta razão, nossa geração precisa desenvolver um papel histórico de mudança na melhoria das escolas e das universidades”, sugere o professor.

Conforme explica a coordenadora geral do UEMANET e do Simpósio, Ilka Serra, as expectativas com relação aosIMG_20170627_195136855 resultados do evento são muito boas, considerando que é o primeiro que se realiza nessa magnitude com a temática “inovação na educação superior”. “O que esperamos com esse simpósio é despertar os professores para uma nova metodologia de trabalho na educação, baseada, principalmente, nos processos de inovação. E é nessa perspectiva que teremos aqui o compartilhamento de experiências de palestrantes nacionais e internacionais, que culminará com a elaboração de um relatório que enviaremos para as universidades”, disse Ilka.

A abertura do I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior contou com a presença do vice-reitor Walter Canales, dos pró-reitores Roberto Serra (Proplan), Paulo Catunda (Proexae), e Marcelo Cheche (PPG), do ex-reitor da UEMA, José Augusto Oliveira, de diretores de centro da UEMA, assessores, professores e convidados.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens