UEMA inicia Semana de Meio Ambiente

Por em 7 de junho de 2017

IMG-20170607-WA0021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) realiza, entre os dias 7 e 9, no Campus Paulo, a Semana de Meio Ambiente (Semeia), com o tema “Caminho Sustentável: sustentabilidade e capacitar”.

Segundo a professora Zafira Almeida, assessora da AGA, nesta edição, a semana está trabalhando pelo menos 16??????????????????????????????? atividades, entre elas, oficinas, palestras, minicursos, circuito educativo, com as escolas do entorno, atividades de saúde, esporte e lazer, e piquenique, contemplando diferentes públicos que envolvem toda a comunidade universitária da UEMA, além de alunos da UFMA e do IFMA.

“A semana é um evento que visa sensibilizar e envolver as pessoas, bem como capacitá-las para atuar de forma sustentável nos seus ambientes de lazer, de trabalho, de casa, enfim respeitar os recursos naturais, utilizando-os de forma consciente e direcionando o máximo possível os resíduos para o local adequado”, disse Zafira.

Já o aluno do 9º período do Curso de Ciências Biológicas, Marcos Miranda Santos, defendeu a semana como um instrumento IMG-20170607-WA0027de aprendizado para a comunidade acadêmica, mostrando que é um marco de consolidação das ações da AGA na UEMA. “Para nós este evento representa um momento de exercício prático, já que estamos oferecendo cursos com temas variados e ministrados por palestrantes de renome do nosso país. Nós observamos essa ocasião como indispensável para melhorar nossos conhecimentos”, frisou Marcos.

Ainda durante o evento, que acontece nos auditórios do CCT, do Curso de Ciências Biológicas, do CECEN, da Veterinária, nas salas de aula e, também, em espaços abertos do Campus Paulo VI, serão realizadas atividades como: Circuito Alimentação Saudável (Estacionamento da Agronomia), Distribuição de Mudas de Espécie Fitoterápica ou Aromática (Restaurante Universitário), Aulão deIMG-20170607-WA0031 Dança, Ginástica Aeróbica e Localizada, Circuito Orientado, Espaço para Prática de Esportes (Bosque), Atividade com Crianças e Adolescentes do Circo Escola, uma parceria com a EcoCemar (Bosque e Fazenda Escola), e a Premiação do Concurso de Desperdício Zero: Vamos Limpar o Prato (Restaurante Universitário).

Texto: Alcindo Barros