UEMA reúne os Conselhos CAD, CEPE e CONSUN

Por em 6 de junho de 2017

Reunião dos CAD, CEPE e CONSSUN (1) (06 e 07.06.2017)A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) reúne, no auditório do UEMANET, os Conselhos Superiores da Instituição, visando discutir uma importante pauta que servirá como instrumento do avanço acadêmico nas áreas administrativa, do ensino, da pesquisa, e da extensão universitária, para a inclusão na educação superior.

As reuniões estão sendo presididas pelo reitor Gustavo Pereira da Costa, com a participação dos pró-reitores Roberto Serra (PROPLAN), Gilson Mendonça (PRA), Andrea de Araújo (PROG), Paulo Catunda (PROEXAE), e da coordenadora de Pesquisa da UEMA, Rita Seabra, representando a PPG, além dos demais conselheiros dos campi da capital e do interior.

Os Conselhos aprovaram programas inéditos para o aprimoramento da política de assistência estudantil na UEMA, como o auxílio alimentação, o auxílio creche, o auxílio moradia e auxílio emergencial. Trata-se do maior avanço nessa política na história da universidade.
Segundo o reitor Gustavo Costa, a política de  assistência aos estudantes tem o papel de mobilizar recursos de forma a garantir a permanência e o percurso dos estudantes socialmente diferenciados no processo de formação profissional.
“Uma vez que sua capacidade intelectual e de formação básica já foram avaliadas e aprovadas no processo seletivo de acesso à universidade, deixar de apoiar esses alunos de baixa renda seria uma perda irreparável”, disse o reitor. E completou: “A condição socioeconômica não pode ser uma variável negativa ou mesmo impeditiva do percurso universitário”.
Como não é uma política universal, as resoluções e os editais trarão os critérios de seleção para o acesso aos auxílios, dentro das possibilidades orçamentárias da UEMA.

Texto: Alcindo Barros

Reunião dos CAD, CEPE e CONSSUN (2) (06 e 07.06.2017)