Campus Caxias realizará II Colóquio de História

Por em 3 de julho de 2017

sertaoA Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias, realizará entre os dias 29 de agosto a 01 de setembro, o II Colóquio de História. Com o tema: “Histórias do Sertão: fronteira, sujeitos e narrativas”, o evento será realizado no auditório Leôncio Magno.

Sertão é tema central da reflexão de várias áreas de estudos, contudo, tem predominado sobre esse espaço uma representação informada por um conjunto de elementos fixos e negativos. Entre outras áreas, a História tem contribuído para atenuar essa visão negativa e apontar na direção da existência de vários sertões com processos de formação social e singular.

O caso do Maranhão e o Piauí, tradicionalmente identificados como sertão, não obstante a participação no movimento de renovação historiográfica, a representação de elementos fixos e negativos tem preponderado. É no sentido de divulgar as novas tendências de pesquisa e fazer circular novos textos sobre o sertão que é a proposta temática para o Colóquio de 2017.

A programação do evento conta com palestras, mesas redondas, comunicações orais, minicursos e atividades culturais.

A palestra de abertura será proferida pela professora Irisnete Santos de Melo, do Instituto Federal do Maranhão.

Outras informações no site do evento: http://coloquiohistoriasdosertao.com.br

O Colóquio

Em 2016, foi realizado I Colóquio de História do Campus Caxias, com o tema: “Fontes sobre Caxias”. O evento foi considerado positivo e participaram alunos e professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA).