UEMA e UFMA realizam II Colóquio Internacional de Filosofia Francesa e Cultura e IV Colóquio Internacional Eric Weil

Por em 27 de julho de 2017

coloquios2

A Universidade Estadual do Maranhão realizará em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, entre os dias 09 e 11 de outubro, o II Colóquio Internacional de Filosofia Francesa e Cultura e o IV Colóquio Internacional Eric Weil. O evento será realizado no prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, no Centro Histórico de São Luís.

Com o tema “Pensamento e História”, o evento tem como objetivo promover a integração e interação entre pesquisadores de instituições de ensino superior, locais e internacionais, para compartilhamento de produção acadêmica sobre a filosofia francesa contemporânea, em especial quanto aos pesquisadores alvos dos colóquios, naquilo em que contribuem para a compreensão do nosso tempo.

Segundo o professor do Departamento de Educação e Filosofia da UEMA, Francisco Valdério, durante o evento serão firmados convênios com instituições francesas, entre elas, Universidade Nova de Lisboa, Université 8 de Paris, Institut Eric Weil de la Université de Lille .

“Tratam-se de convênios de cooperação técnico-científica que permitirão em curto prazo, formar uma rede colaborativa entre os pesquisadores de várias áreas das ciências humanas no sentido do compartilhamento de conhecimentos e da produção acadêmica intra e intercontinental. Beneficiarão desses convênios, sobretudo os Programas de Pós-Graduação, das duas IES envolvidas na realização dos Colóquios. Situação que permitirá preparar ainda melhor, professores pesquisadores, pesquisadores em formação, bem como estudantes da graduação”, afirmou o professor.

As inscrições para submissão de trabalhos vão até o dia 15 de agosto. Já para ouvintes, as inscrições podem ser realizadas até o dia do evento. A taxa de inscrição para professores pesquisadores é R$ 150,00, para estudantes de pós-graduação é de R$ 100,00 e para estudantes de graduação é R$ 50,00.

A conferência de abertura “A motivação ética do pensamento de Paul Ricoeur”, será proferida pela professora Maria da Penha Villela-Petit, pesquisadora emérita do Centre National de la Recherche Scientifique (CRNS).

A programação do evento conta com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalhos e atividades culturais.

Outras informações no site do evento: http://www.pensamentoehistoria.uema.br/

Por: Polyanna Bittencourt